O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
José Elias de Godoy

A importância do porteiro

Colaborador deve ganhar de acordo com a função e receber acompanhamento correto

Por José Elias de Godoy*

Neste último mês de junho tivemos, lamentavelmente, mais um assalto ocorrido em condomínio na região central. Uma quadrilha invadiu um prédio com a ajuda de um porteiro. O fato foi veiculado pela imprensa da seguinte forma:

“Porteiro ajuda quadrilha a entrar em condomínio em São Paulo”

A Polícia Civil prendeu quatro homens responsáveis pela invasão a um prédio na Rua Augusta. O quinto detido é o porteiro do imóvel, que facilitou a entrada do bando. A ação ocorreu às 14h. Integrantes da 6ª Delegacia de Patrimônio do Deic  apuravam a participação da quadrilha em roubos. A equipe conseguiu detectar o crime em andamento. Os policiais realizaram a abordagem quase na porta do edifício. Houve troca de tiros. Um envolvido e o funcionário foram presos no local. Outros três acabaram detidos em Barueri, na Grande São Paulo. Fonte: Site SPNOTÍCIAS, de 21/06/13.

Vale a pena ressaltar que na quase totalidade dos furtos, roubos e invasões de conjuntos residenciais, os meliantes adentraram pela porta da frente, ou seja, pela portaria principal do condomínios, utilizando-se dos ardis mais diversificados. Aproveitando-se principalmente, do pouco preparo de alguns  PORTEIROS, ou até cooptando-os para facilitarem a entrada nos condomínios, fazendo com que acabem sendo participantes da quadrilha, pagando pela facilitação na abertura dos portões.

Visto isto, podemos perceber quão importante é a atuação do PORTEIRO no sistema de proteção de um condomínio. Portanto, ficam aqui as indagações: Quanto custa a segurança de sua família e por consequência a de seu patrimônio? O que representa, no orçamento do condomínio, uma boa contratação e o aperfeiçoamento pessoal de seus PORTEIROS, a fim de que se tenha um profissional a altura das necessidades de cada conjunto residencial? 

Para se chegar a este nível, devemos atentar inicialmente para a seleção e contratação de pessoas com qualificações, tais como: idoneidade moral, aptidão profissional, formação educacional e capacidade física adequada ao serviço. Após isto, oferecer um salário digno a importância de seu trabalho além de promover treinamento adequado aos futuros PORTEIROS, a fim de prepará-los profissionalmente dentro das atividades relativas a sua importante função e adaptá-los às normas, rotinas  e regulamentos de cada  condomínio.

Feito tudo isto devemos promover a implantação do serviço, com um acompanhamento bem aproximado do desempenho dos PORTEIROS, corrigindo possíveis distorções e orientando-os em caso de dúvidas e problemas que possam surgir. Todas estas etapas demandam uma  aplicação em tempo e dinheiro, mas cabe-nos lembrar que, a tranquilidade, segurança e confiabilidade profissional proporcionado por PORTEIROS bem preparados não é um custo, mas sim um excelente INVESTIMENTO.                   

 

(*)JOSÉ ELIAS DE GODOYEspecialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone: 2062-6798 ouelias@suat.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...