O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Acréscimo de varanda

Condomínios antigos optam cada vez mais por adicionar estrutura

Publicado em: sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

 Condomínios antigos contratam projetos de acréscimo de varandas

Construídas em concreto armado ou estruturas metálicas, obras são cada vez mais comuns em grandes cidades. Além dos desafios técnicos, intervenções exigem planejamento e conhecimento de legislações municipais
 
O acréscimo de varandas em edifícios existentes é um fenômeno que vem ganhando importância nos últimos anos em cidades grandes no Brasil. Motivados pela valorização dos imóveis localizados em bairros consolidados ou simplesmente pelo conforto proporcionado pelo acréscimo de área privativa, os moradores se unem para contratar arquitetos e engenheiros capazes de lidar com os desafios técnicos desse tipo de intervenção.
 
O movimento tem se consolidado há dez anos no Rio de Janeiro, principalmente depois de uma resolução da Secretaria Municipal de Urbanismo que definiu, em 2005, as regras gerais para esse tipo de obra. Antes disso, era preciso obter autorização da prefeitura em regime especial. A cidade de Santos também modificou a legislação para viabilizar esse tipo de construção em 2008.
 
Como cada cidade tem seu próprio código de obras, uma das primeiras etapas do processo consiste em consultar a legislação municipal, indispensável para analisar a sua viabilidade legal.
 

Projeto

 
Os principais sistemas construtivos adotados são o concreto armado moldado in loco e as estruturas metálicas. As últimas vêm tendo maior penetração no mercado devido à velocidade de execução, à leveza da estrutura e à consequente redução de cargas nas fundações. Como são intervenções em edifícios residenciais já ocupados, também conta ponto a favor desse sistema construtivo a menor geração de resíduos, reduzindo os transtornos para os moradores e a vizinhança. Há, no entanto, quem prefira dispensar a estrutura metálica e adotar o concreto armado, como aconteceu no edifício Ronchamp, em Santos.
 
"A ênfase no conceito de durabilidade levou à escolha da solução em concreto", afirma o engenheiro estrutural Clóvis dos Santos, responsável pela obra.  O engenheiro Ronoel Souto afirma que é possível obter um ganho de durabilidade nas estruturas metálicas em áreas litorâneas com o emprego de perfis de aço galvanizado.
 
Para evitar reforços nos edifícios existentes, as novas varandas são projetadas como uma estrutura à parte, com fundações e pilares próprios. "Usamos o prédio existente apenas para encostar a varanda, evitando a sua torção", explica Ronoel Souto. A fundação mais adotada nesse tipo de intervenção é a estaca raiz, já que a proximidade da estrutura existente não admite vibrações mais intensas.
 
O planejamento da obra deve envolver ainda a logística de entrega dos materiais e de movimentação vertical de materiais e trabalhadores. No caso das estruturas metálicas, explica Ronoel Souto, o prazo de fabricação das peças dura cerca de 50 dias. Como geralmente não há espaço na obra para estocar os elementos estruturais, eles são armazenados em um depósito e entregues na obra conforme a demanda.

Fonte: http://www.piniweb.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...