Água individualizada

Sistema ajuda a medir água de unidades de maneria eficaz

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Individualizada já está presente em mais de 22 mil residências no país

Solução de medição de consumo individual de água e gás garante maior confiabilidade na medição do consumo, contas individuais mais justas e maior respeito e cuidado com o meio ambiente

A Individualiza, empresa do Grupo Passarelli voltada ao desenvolvimento, fabricação e aplicação de novas tecnologias e serviços de gerenciamento e medição do consumo individualizado e remoto de gás e água, disponibiliza ao mercado brasileiro sua solução em condomínios verticais e horizontais.

“Em menos de dois anos, a solução da Individualiza já foi instalada em mais de 22 mil residências e condomínios brasileiros, proporcionando maior confiabilidade na medição do consumo de gás e água, contas individuais e maior respeito e cuidado com o meio ambiente, já que a solução também detecta vazamentos de água”, afirma Vlamir Petrelli Júnior, Head of Individualiza.

A tecnologia inovadora da Individualiza garante a medição individual do consumo de cada residência, o que torna mais justa a conta de cada condômino, que passa a pagar apenas o que consome e não mais uma média geral de todo o edifício.

“Após a instalação da solução da Individualiza, a conta de água de um apartamento diminui em média 30%”, informa Vlamir.

Criada e desenvolvida em Israel, a solução da Individualiza utiliza transmissores, instalados junto aos medidores de água e gás e concentradores de dados, com a tecnologia híbrida N-Dnet da Mobix Wireless Solutions.

Ela permite a comunicação Bidirecional dos dados de consumo entre Transmissores e Concentradores tanto por Rádio Frequência – RF, como por PLC – Power Line Communication, de forma simultânea, proporcionando maior qualidade e confiabilidade dos dados transmitidos.

“Além disso, a ativação da tecnologia é Plug and Play, não requer obras e instalações complexas e muito menos a passagem de cabos, tornando a solução mais econômica, a instalação muito mais rápida e limpa”, afirma Vlamir.

A solução da Individualiza é homologada pelo ProAcqua, programa criado pela Sabesp para atender a demanda da sociedade e garantir a qualidade do processo de individualização do consumo de água. Este programa certifica empresas para realizar a adequação na infraestrutura das dependências internas dos condomínios e promover a individualização do consumo dos apartamentos, sempre seguindo as normas de qualidade da Sabesp.

A homologada pelo ProAcqua permite a supressão do fornecimento de água e gás em apartamentos inadimplentes de forma totalmente remota e automatizada pela concessionária, evitando o rateio dos valores inadimplentes aos condôminos adimplentes e transferindo a relação comercial individualizada para a concessionária.

Lei sancionada

De agora em diante, a tendência é que as instalações da Individualiza aumentem consideravelmente em todo o País, face à Lei de Obrigatoriedade de Medição Individual de Água em Condomínios, Lei Nº 13.312, sancionada pelo Governo Federal em julho de 2016 e que entrará em vigor a partir de 2021.