O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Jurídico

Alteração da fachada

Se já houve mudanças anteriores, alterações futuras são mais aceitas

Publicado em: segunda-feira, 30 de maio de 2016

Fachada de condomínio pode ser alterada se houver mudança anterior

Promover alterações em fachadas de condomínios é proibido desde que nenhuma outra mudança tenha sido feita anteriormente. Com esse entendimento, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás negou recurso que queria obrigar a demolição de um muro construído por um dos moradores.

O condomínio alegou que a obra deveria ser retirada porque a construção feria o Código Civil, que proíbe o morador de alterar a fachada de sua unidade. O juízo de primeiro grau, porém, julgou o pedido improcedente, e o entendimento foi mantido pelo colegiado.

Para o relator da ação, juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad, o laudo pericial comprovou que outras unidades do condomínio mudaram as cores e construíram muros frontais. Assim, essas alterações extinguiram a harmonia visual usada como argumento pelo residencial para pedir a demolição do muro.

“Praticamente todas as edificações do condomínio sofreram mudanças, como criação de novos cômodos, edículas, aumentos laterais, construção de diversos tipos de muros, grades, todos, fechamentos na fachada com madeira ou policarbonato, mudanças nas tonalidades das pinturas das fachadas, etc”, afirmou o perito no laudo, citado pelo relator. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-GO.

Fonte: http://www.conjur.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...