O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Aluguel de cobertura

Com esse ganho extra, condomínios podem efetuar melhorias

Publicado em: terça-feira, 19 de junho de 2012

 Prédios alugam coberturas para operadoras de celular

Obras de melhorias em edifícios são feitas com orçamento extra.
 
 
Quem mora na Grande São Paulo já se acostumou a ver antenas enormes no alto dos prédios. Geralmente elas emitem sinais de celular, mas também podem ser usadas por emissoras de rádios e TVs. O aluguel desse espaço nas alturas rende um bom dinheiro para os condomínios. É um caixa extra, que alivia o bolso dos moradores. Contudo, nem todo mundo quer ter uma antena tão perto assim.
 
Em um prédio no bairro Santa Cecília, na região central de São Paulo, o teto da casa das máquinas é disputado. Duas empresas de telecomunicações pagam aluguel para deixar as antenas funcionando. O primeiro contrato de locação foi fechado há 12 anos.
 
O dinheiro obtido com o aluguel do espaço foi usado para reformar o piso do jardim, da quadra e da área de lazer. Os moradores não precisaram desembolsar nenhum centavo para pagar os R$ 300 mil da obra. A reforma foi bancada apenas com o dinheiro do aluguel do topo do edifício. Hoje, o condomínio recebe quase R$ 10 mil por mês de aluguel. A troca do maquinário dos elevadores também foi paga com esse dinheiro. O objetivo agora é reformar as cabines.
 
O primeiro passo para instalar antenas de celulares e de rádio e TV em prédios é que o aluguel seja aprovado em assembleia geral extraodinária do condomínio. Em seguida é preciso fazer um laudo técnico que ateste que a laje tem capacidade para sustentar o equipamento que pode pesar até duas toneladas, e também outro laudo garantindo que o nível de radiação emitido não vai interferir em equipamentos de hospitais da região. Os documentos devem ser enviados para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e para a Prefeitura.
 
Os moradores do condomínio acharam ótimo o dinheiro extra em caixa, mas em vários prédios a antena não é bem-vinda. A física Emico Okuno conta que as pessoas têm medo de que as ondas eletromagnéticas possam causar problemas de saúde.
 
“Não há nada conclusivo e não é preciso ficar neurótico porque a intensidade em geral não é muito alta.”
 

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...