O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Autovistoria

Condomínos verticais do RJ devem apresentar documento até 1 de julho

Publicado em: segunda-feira, 30 de junho de 2014

Edifícios do Rio podem apresentar autovistoria até o dia 1º de julho

Depois da vistoria, a Prefeitura deve ser notificada que o laudo foi feito. Apenas 5% já apresentaram a avaliação à Prefeitura do Rio.
 
Termina na próxima terça-feira (1º) o novo prazo para a realização da autovistoria dos edifícios no Rio. A data, já prorrogada por seis meses, não deve ser alterada. Quem não cumpriu a lei pode ser multado. Cerca de 270 mil prédios da cidade são obrigados a fazer a autovistoria, mas apenas 5% já apresentaram o laudo à Prefeitura do Rio.
 
A lei que obriga a vistoria foi criada depois que o edifício liberdade desabou no centro do Rio em 2012. Ela determina que as vistorias técnicas sejam feitas em intervalos de cinco anos, para verificar a conservação, estabilidade e segurança dos prédios.
 
Os condomínios devem contratar um arquiteto ou engenheiro com registro profissional. Depois da vistoria, a Prefeitura deve ser notificada que o laudo técnico foi feito.
 
Mas a lei não detalha como deve ser feita a vistoria. Não diz, por exemplo, se é preciso  inspecionar o interior dos apartamentos ou apenas as áreas comuns.
Como a informação não é clara, há empresas de engenharia oferecendo o laudo com base numa vistoria incompleta.
 
Uma pesquisa foi feita com algumas empresas que oferecem o serviço e a informação fornecida é diferente. Uma funcionária da TRX Serviços e Engenharia disse que não é preciso vistoriar os apartamentos. Já um representante da Bokel Engenharia informou que o serviço para um prédio de vinte andares é oferecido apenas com o objetivo de cumprir o prazo do decreto.
 
O secretário da Casa Civil disse que vai analisar os laudos. Para o Conselho Regional de Engenharia, o laudo só pode atestar a segurança de um edifício se todas as áreas forem vistoriadas.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...