O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Barulho externo

Moradores de condomínio reclamam do som alto da buzina dos trens

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Buzina do VLT gera reclamações dos moradores do Jaraguá

CBTU informou que estuda uma alternativa para diminuir os transtornos para a população  

 A Estação Jaraguá, terminal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), já está funcionando. Após a inauguração, na última segunda-feira (8), e com o início das atividades, vizinhos da estação deram início a uma série de reclamações sobre o barulho causado pela buzina dos trens.

A Companhia Brasileira de Trens (CBTU/Maceió) informa que uma solução já está sendo estudada.

A Companhia e a Prefeitura de Maceió passaram a receber inúmeras ligações dos moradores de um prédio localizado na avenida Walter Ananias, no Jaraguá. Eles solicitam que alguma medida seja adotada para que o volume da buzina seja reduzido ou cessem. 

"No prédio temos 112 apartamentos e a maioria dos moradores passaram a reclamar do barulho causado pela buzina do VLT. Os trens começam a transitar a partir das 5h, muitos dos moradores acordam e não conseguem voltar a dormir por causa da buzina", conta o síndico do prédio, Marcondes Costa. 

De acordo com ele, além das reclamações, os vizinhos realizaram mais de cem ligações durante esses poucos dias de funcionamento dos VLTs no Jaraguá. Dessas cem, 18 ligações foram feitas por ele.

"Tem uma vizinha que relatou que estava num plantão durante a madruga. Ela voltou para casa por volta das 6h e disse que não conseguia dormir devido ao barulho dos trens. Alguns vizinhos afirmam que a buzina chega a apitar de sete em sete minutos", conta.

Como solução, em nome dos moradores do prédio, Marcelo pede para que a CBTU instale barreiras de contenção para que pedestre ou animais, não passem pelos trilhos e para que sejam instaladas também cancelas nos cruzamentos. Segundo ele, essa atitude poderia evitar o uso das buzinas.

"Quero deixar claro que não somos contra os VLTs. Eles são um progresso, é mobilidade urbana com preço acessível. Nós só queremos que esse avanço traga benefícios para todos os lados", explica.

Eli Domingos foi morador da região há cerca de 50 anos. Atualmente, ele vive no Tabuleiro dos Martins mas está diariamente na Walter Ananias para trabalhar como mototaxista.

Eventualmente, ele dorme na casa de seu irmão, que ainda é morador da avenida do Jaraguá. Ele relata que o barulho dos trens só incomoda a uma pequena parcela da vizinhança.

"Quando eu ainda morava aqui, há mais de 20 anos, haviam trens de carga que passavam aqui fazendo um barulho enorme. Agora, os trens voltaram para o Jaraguá como VLTs e o barulho, que é muito baixo, não tem me incomodado em nada. Para mim, as reclamações partem de meia dúzia de pessoas que não precisam desse meio de transporte", afirma.

Eli conta ainda que só nesses poucos dias de funcionamento dos VLTs, três de seus clientes da avenida deixaram de utilizar o seu serviço como mototaxista. Mas ressalta que não reclama, pois os trens oferecem o avanço, modernidade e o baixo custo.

"Antes da construção da Estação, aquele pedaço tinha muita droga, roubos e agora isso foi extinto. A avenida agora está mais iluminada também, você passa por aqui a noite e não reconhece. Mudou para melhor", frisa.

A assessoria de comunicação da CBTU em Maceió confirmou o recebimento das reclamações e garante que a Gerência Operacional do órgão juntamente aos maquinistas dos trens está analisando os cruzamentos que podem haver uma diminuição do barulho das buzinas.

Porém, informa que as buzinas devem continuar para que a segurança desse meio de transporte seja garantido.

O órgão afirma que o uso de cancelas, como sugerido por Marcelo, não pode ser atendido porque o utensílio deixou de ser instalado em muitas cidades que utilizam os VLTs pelo mundo. E que, no lugar delas, sensores instalados nos trilhos garantem parte da segurança necessária para o funcionamento dos trens.

Por fim, o órgão informou que, por anos, os VLTs passaram pelos bairros da Levada e Bom Parto e que nunca foram registradas reclamações dessas regiões. Mas, reafirma o compromisso em buscar diminuir o transtorno no Jaraguá.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...