Benefícios dos apps
Ferramentas especializadas trazem mais comodidade para condomínios
Tendência em condomínios de todos os tipos, os aplicativos de comunicação e gestão trazem mais segurança, transparência, comodidade e conforto para síndicos, condôminos e empregados do condomínio.
Hoje em dia, é comum que as pessoas usem o smartphone para resolver praticamente tudo da suas vidas. Desde fazer pagamentos até alugar um apartamento, há uma infinidade de aplicativos criados para facilitar o nosso dia a dia e tornar os aparelhos celulares capazes de nos conectar com tudo. E quando se fala em “tudo”, é possível incluir até a portaria.
Os condomínios historicamente geram e trocam muitas informações com os seus condôminos, em especial com os que são moradores da propriedade. São dados pessoais, informações de interesse coletivo e, em alguns casos, até dados sigilosos, que deveriam ser compartilhados de maneira restrita, para garantir a integridade e privacidade dos moradores envolvidos.
Por muitos anos, os condomínios só contavam com cadernos de papel, cartazes afixados na área comum, interfones, cartas e reuniões presenciais para registro e troca de informações com os condôminos.
Era tão difícil o acesso à informação, que os moradores acabavam por não saber o que estava acontecendo, participavam menos de decisões que podiam afetar o seu dia a dia e, muitas vezes por falta de informação, chegavam a levantar dúvidas acerca da confiabilidade da gestão.
Há pouco mais de 3 anos, aplicativos começaram a surgir repensando a forma como nos comunicamos e trocamos informação nos condomínios, e isso tem sido transformador na vida das pessoas que já vivem essa realidade.
Você já deve estar se perguntando: "Sou apenas um morador do condomínio, o que ganho com isso?" Reunimos abaixo uma lista de situações que podem se encaixar no seu cotidiano, para as quais essas ferramentas criam uma experiência melhor:
Receber as compras que você fez online
Atualmente, o maior desafio das empresas de comércio eletrônico tem sido reduzir os prazos de entrega. Todas trabalham incessantemente para fazer destinar suas encomendas no menor tempo possível, em alguns casos até no mesmo dia.
Isso se dá porque as pessoas querem comprar e receber o produto logo, para começarem a usar. Então, não é desejado que um pacote chegue no seu condomínio, e fique horas ou até dias parado na portaria, por falta de comunicação do porteiro, que simplesmente não avisou da chegada do pacote.
Com o sistema de correspondências e encomendas que aplicativos como o Nok Nox oferecem, os moradores recebem, de maneira instantânea, uma notificação push toda vez que uma nova encomenda ou correspondência dá entrada na portaria.
Reserva de espaços da área comum
Os condomínios possuem cada vez mais espaços de uso comum para comodidade dos moradores: academia, lavanderia, espaços gourmet, ambiente para home office, churrasqueiras, quadras esportivas, etc.
O único problema é que há mais gente do que espaços, então é preciso fazer a reserva do ambiente que você deseja utilizar. Sem um sistema online, essa reserva fica restrita aos horários que um zelador ou administrador pode atendê-lo, o que impede a utilização plena dos equipamentos.
Com o sistema de reserva de espaços pelo aplicativo do condomínio, é possível escolher o espaço e reservá-lo para uso no horário da sua preferência. E o melhor, você pode fazer a reserva (ou até cancelar uma reserva feita) sem precisar falar com ninguém.
Reclamar de uma situação irregular
Antigamente, quando um vizinho resolvia usar uma furadeira e fazer barulho fora do horário permitido pelo condomínio, os moradores incomodados tinham que ir até o interfone, reclamar para a portaria, ou em alguns casos entrar em contato direto com o síndico.
Muitas vezes ainda era preciso fazer um registro no livro de ocorrências, criando uma exposição e um constrangimento ainda maior para ambos os condôminos.
Usando o sistema de registro de ocorrências online, o morador incomodado não precisa sequer sair da cama. Pelo aplicativo, ele abre uma reclamação e essa ocorrência vai imediatamente para o administrador do condomínio.
Desta forma, o gestor pode tomar providências com agilidade e responder aos moradores, dando ciência e comunicando dos passos seguintes, o que ajuda a acalmar os ânimos e evitar problemas maiores.
Comunicar uma situação de emergência
Imagine uma situação de emergência ou de risco para a integridade física dos moradores do condomínio. A maioria dos prédios residenciais do país não possui um sistema de alarme de incêndio e toda a comunicação, nestes casos, é feita por interfone. Quanto tempo levaria para avisar a todos num prédio com 200 apartamentos?
Pensando na integridade física de quem mora em condomínios, foram desenvolvidas ferramentas de alerta de emergências, por onde o morador pode acionar alarmes para situações de: incêndio, vazamento de gás, ação criminosa, emergência médica e, também, casos de violência doméstica – inclusive, a lei em muitos estados já obriga os síndicos a reportar às autoridades situações deste tipo.
Conteúdos produzidos por Nok Nox para moradores, condôminos e síndicos. Matérias e artigos sobre comunicação em condomínios, tecnologia, segurança e eficiência na gestão condominial.