O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Aldo Junior

Boa gestão

Saiba como evitar os sete erros mortais da administração condominial

Aldo JúniorPor Aldo Junior*

Desde nosso nascimento erramos. Os primeiros passos, ao andar de bicicleta,  erramos por acidente, erramos por avaliação, ou seja, simplesmente erramos. 

Naturalmente temos o direito de errar, certamente, porque errar é inerente do ser humano, enquanto da mesma forma, temos o dever de assumir a total responsabilidade pelos erros que cometemos. Ter essa visão bem clara na mente pode acabar com muitos conflitos que vivemos, seja conosco ou com as outras pessoas que convivemos.

Quando os erros se referem a uma administração de condomínio, a situação complica bastante. Gerenciamento de recursos financeiros, obras, relacionamento pessoal com condôminos, relações profissionais em suma muitos interesses envolvidos.

O sindico no curso de sua gestão tem grande responsabilidade administrativa e financeira que por si só já envolve o cargo, principalmente tendo ele - o sindico - de cuidar do patrimônio de terceiros e da gestão financeira do condomínio.

Contudo, um síndico ou gestor condominial deve estar muito atento as tentações do cargo, e nunca permitir que sua função " suba na cabeça" , e a partir dai o gestor passe a achar que ele é o " dono do prédio" e cometer erros que certamente irão comprometer toda sua administração. 

Erros acontecem sabemos disto. Porém alguns deles dependendo da intenção e da forma que são cometidos, podem trazer consequências e repercussões muito sérias na avaliação do condômino, causando inclusive o ressarcimento financeiro e danos irreparáveis a imagem do administrador.

A preservação da imagem da administração do sindico, vai depender necessariamente da postura adotada pelo gestor quanto aos aspectos mais importantes de uma gestão condominial.

Transparência, educação, clareza, honestidade e informação são aspectos fundamentais para se gerir um condomínio, seja ele de qualquer característica ou complexidade.

O importante para o sindico, é administrar o condomínio evitando se envolver no perigoso jogo dos erros. A soberba de alguns por se acharem “acima do bem e do mal”, os leva certamente ao fracasso. Prepotência e a autossuficiência são outros aspectos negativos praticados por síndicos no curso do mandato, que os levam a perder a eleição futura, apenas por falta de visão administrativa.        

Portanto, aconselhamos os síndicos a evitar o cometimento dos 7 erros seguintes, com o objetivo de qualificar sua gestão e preservar a harmonia entre a administração condominial e os condôminos, vamos lá:        

SETE ERROS CAPITAIS NA GESTÃO CONDOMINIAL 

  1. Não ser transparente com as contas
  2. Falta de dialogo com os condôminos 
  3. Exercitar o  autoritarismo 
  4. Executar obras de forma unilateral 
  5. Não manter os condôminos informados 
  6. Falta de educação nas tratativas pessoais 
  7. Receber vantagens pessoais  

Preservar-se com uma conduta ética e moral  ilibada garante ao sindico toda a tranquilidade necessária para manter-se no cargo e concluir sua gestão com pleno êxito.

Todos têm direito de errar, mas também temos dever de assumir os nossos erros e responder por eles,  mesmo não sendo intencionais. Estar sempre disposto a resolver as questões do dia a dia dos condôminos, evitando cometer os  sete erros capitais da gestão condominial descritos, proporcionará ao gestor com certeza sucesso em sua gestão. 

(*) Conhecido como Dr. Condomínio, Aldo Junior é  Diretor Geral da JR OFFICE ASSESSORIA CONDOMINIAL Brasília-DF e da Folha do Sindico, Contabilista, Titular do Programa CHAMA O SINDICO na Rádio OK FM, Graduado em Direito, Colunista da Folha do Sindico DF e da Franquia Nacional do Jornal do Sindico em 23 Estados,  Consultor Condominial desde 1988 e Coordenador Geral da UNASINDICO - Encontro de Gestores Condominiais -DF 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...