O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Convivência

Carnaval em condomínio

Segurança e barulho são os pontos a serem observados no feriado

Publicado em: quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Gerente mostra como lidar com os costumeiros problemas das festas de Carnaval

 
Festa mais que aguardada por grande parte dos cariocas, o Carnaval, acende o sinal de alerta dos síndicos. Nessa época, o trânsito de pessoas no condomínio exige grande atenção. Afinal de contas, há crianças de folga, visitas de familiares dos moradores e festas no local. O gerente de condomínios da APSA, Geraldo Victor, dá algumas dicas para manter tranquilidade durante esses dias críticos.
 
O entra e sai de visitantes nos condomínios pode comprometer a segurança dos moradores. Por isso vale reforçar com todos a importância de identificar quem está autorizado a andar pelas dependências do prédio e evitar a entrada de entregadores de serviços delivery.
 
“Nesse caso, o morador deve buscar a encomenda na porta. Alguns bandidos se aproveitam da grande movimentação e do aumento de pedidos de entrega nos feriados para agir.”, esclarece o gerente.
 
O uso da piscina ainda é polêmico e varia conforme o regimento interno, que pode autorizar ou proibir parentes e outras visitas. “Em alguns casos são permitidos os acessos para crianças visitantes, outros não exigem exame médico. É importante que o síndico tenha paciência e bom senso para lidar com os inúmeros casos que podem acontecer durante o período e fazer valer o que está previsto em regimento ou deliberado em assembleia”, afirma.
 
Outro problema são as situações de conflito causadas pela disputa do salão de festas. Para evitar problemas, muitos regimentos proíbem a reserva do espaço durante os dias festivos. O síndico pode ainda promover uma festa do condomínio para estimular a confraternização entre vizinhos e evitar brigas. “Só não se pode esquecer do respeito ao morador quanto ao barulho dentro ou fora do horário estipulado por lei ou regimento”, tudo isso pode ser minimizado se antecipadamente o síndico fizer recomendações e reforçar através de comunicados internos o uso adequado dos espaços e horários, lembra.
 
Crianças
 
O feriado aumenta o fluxo de crianças nas áreas comuns do prédio, que têm bastante energia para gastar. Por essa razão, o síndico precisa se certificar de que os pais estão atentos ao regimento interno. É válido enviar circulares lembrando forma e horário de uso dos espaços no condomínio, as regras para o uso de elevadores e a necessidade do acompanhamento de crianças pequenas na piscina, reforçando a importância da preocupação de cada um com o convívio em comunidade. “Ele pode ainda sugerir passeios externos nas redondezas, para ocupar o tempo ocioso dos pequenos”, diz o gerente.
 
Outra opção é a criação do cargo de síndico mirim. Eleitos por votação, eles têm a responsabilidade de reivindicar os direitos dos mais jovens do prédio e de zelar pelas normas do condomínio. “Como a comunicação fica horizontalizada, é mais fácil para as crianças atender aos avisos”, comenta.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...