Coleta seletiva

Prédio deve se organizar para separar materiais descartados

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Os condomínios não enfrentam apenas problemas relacionados à contratação do prestador que recolhe o lixo. Ainda há muitas dúvidas sobre a maneira correta de fazer o descarte do material.

"Ao contratar a empresa cadastrada pela prefeitura, deve-se separar o lixo reciclável na lixeira especial", orienta Gabriela Tischenberg, analista ambiental da administradora Itambé.

Empresas e cooperativas exigem uma limpeza básica do material a ser reciclado; ele deve ser mantido seco e ficar longe do lixo orgânico. Essa é a parte mais difícil para alguns condomínios, de acordo com Edson Lobo, da empresa 2 A Reciclagem.

Ele conta enfrentar mesmo problemas relacionados a informações errôneas no momento da contratação.

"Ao pedir um orçamento, muitos locais diminuem o volume de lixo a ser recolhido pela empresa, para tentar economizar. Esse arranjo costuma durar pouco, pois cobramos pelo excedente recolhido", afirma Lobo.

Nos empreendimentos comerciais gerenciados por Nilton Savietto, 61, síndico profissional, a coleta seletiva e o descarte correto dos resíduos já acontecem há tempos.

"Mas, por causa do decreto, tive de mudar de fornecedor, optando por uma empresa que recolhe o lixo diariamente", comenta Savietto. O cuidado se estende ao descarte correto de óleo de cozinha, retirado por uma ONG.

A gerente predial Rosimeri Bispo, 44, já havia providenciado em seu condomínio coleta seletiva, papa-pilha e descarte correto de lâmpadas.

"Para nos adequarmos, compramos uma lixeira colorida com sinalização especial, no padrão da lei [municipal nº 14.973/09, que obriga a coleta seletiva em grandes geradores de resíduo], para papel, plástico, metal e vidro", cita. Não houve impacto na taxa condominial.

ÓLEO

O descarte correto do óleo de cozinha também tem preocupado os condomínios. Se jogado na pia ou no lixo comum, ele acabará contaminando o lençol freático. Estima-se que cada litro de óleo despejado em rios ou lagos polua mais de 25 mil litros de água.

A ONG Trevo coleta óleo usado e só cobra pelo kit de acondicionamento, que custa R$ 40, com funil e tambor de 50 l. "Quando o recipiente enche, o condomínio liga e nós retiramos em um dia", explica Roberto Costacoi, presidente da ONG.

Confira outros locais que fazem o reaproveitamento do material:

MATERIAIS CONVENCIONAIS

• Carrefour: www.carrefour.com.br
  • Chico Mendes: 0/xx/11/ 2752-9446
  • Cooperação: 0/xx/11/ 3836-9043
  • Coopercaps: 0/xx/11/ 5667-7937
  • Coopere-Centro: 0/xx/11/ 3326-4512
  • Cooperleste: 0/xx/11/ 2013-3627
  • Coopermyre: 0/xx/11/ 5612-4723
  • Coopervivabem: 0/xx/11/ 3833-9022
  • Crescer: 0/xx/11/3902-3822
  • Fênix Agape: 0/xx/11/ 3537-3797
  • Nova Conquista: 0/xx/11/ 2514-9333
  • Nova Esperança: 0/xx/ 11/214-2350
  • Pão de Açúcar, Extra e CompreBem: www.paodeacucar.com.br
  • Sem Fronteiras: 0/xx/11/ 2249-1736
  • Vitória da Penha: 0/xx/ 11/2541-9298
  • União: 0/ xx/11/2217-3850
  • Ecopontos: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/ecopontos/index.php?p=4626

LÂMPADAS

ÓLEO

ELETRÔNICOS

REMÉDIOS ABERTOS/ FORA DA VALIDADE

Serviço SíndicoNet / Instituto Muda

O SíndicoNet, em parceria com o Instituto Muda, disponibiliza um serviço de implementação e gestão de Coleta Seletiva em condomínios de São Paulo.

Se o seu condomínio se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a gestão de seu condomínio, preencha o cadastro nesta página e um representante entrará em contato com você.

Fonte: Folha.com por Mariana Desimone