O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Coluna: De Olho no Mercado

Como resolver o problema da inadimplência condominial

Você conhece a cobrança garantida? Esse recurso pode resolver o problema dos atrasos do seu condomínio de forma super eficiente e benéfica

Por Inês Pereira
22/01/20 08:26 - Atualizado há 6 meses
WhatsApp
LinkedIn
Você conhece a cobrança garantida? Esse recurso pode resolver o problema dos atrasos do seu condomínio de forma super eficiente e benéfica

Não há síndico que não saiba o quanto é delicado lidar com a questão da inadimplência no condomínio. Seja na abordagem do condômino em atraso, seja para conter os ânimos de vizinhos mais exaltados, a situação requer habilidade e, mesmo assim, sem garantia de uma solução positiva.

A longo prazo, a inadimplência se reflete sobre a gestão de forma drástica. É complicado não ter como planejar uma reforma necessária ou realizar melhorias nas áreas comuns. Pior ainda é se comprometer em dívidas com fornecedores e prestadores de serviços, ou com o banco.   

Mas o prejuízo acarretado pela inadimplência vai além da parte financeira - o que, por si só já é um problemão! Dá dor de cabeça, consome um tempo que o síndico não dispõe, cria um clima pesado no condomínio. O caso ainda pode parar na justiça e não há nada mais desgastante. 

Os especialistas em mercado condominial indicam providências e boas práticas que o síndico pode tomar para combater a inadimplência, como:

  • enviar a segunda via do boleto
  • organizar um plantão de pagamento
  • conscientizar os  moradores
  • buscar um entendimento com o inadimplente por meio da conversa

Outra solução disponível no mercado é a cobrança garantida, que, dentre todas, é a que mais se destaca. E não é por acaso. Em poucas palavras, essa ferramenta atua a fim de garantir a receita do condomínio pela antecipação de contas, sejam elas pagas ou não pelos condôminos

Como funciona a cobrança garantida

A empresa garantidora disponibiliza mensalmente as cotas ao condomínio, ficando encarregada da cobrança dos condôminos inadimplentes.

“A cobrança garantida proporciona um ambiente melhor em todos os sentidos. Sem o problema da inadimplência, o gestor/síndico pode gastar seu tempo e energia em melhorias para o condomínio, além de evitar desavenças e brigas com os condôminos inadimplentes”, afirma Carlos Germano, sócio diretor da Pontual Cobranças. 

Muitas vezes, acrescenta Germano, é possível até ajustar para menos o valor da mensalidade. 

A Pontual acredita no atendimento humanizado. Desde 2001 no mercado condominial, a empresa trabalha com flexibilidade e investe em uma equipe de cobrança bem capacitada, supervisionada por psicóloga e coach.

Na experiência de Germano, em apenas cerca de 3% dos casos é necessário recorrer aos meios judiciais. “Em todos os casos em que entramos, reduzimos a inadimplência do condomínio”, diz.

Em tempos de crise, e com o alto grau de inadimplência, contar com um recurso que pode antecipar receita e, ao mesmo tempo, resolver as questões mais delicadas de relacionamento, é estratégico para o síndico. 

E, de fato, com a cobrança garantida, a vida no condomínio pode ficar mais saudável -- tanto do ponto de vista da convivência com os moradores, quanto no equilíbrio financeiro, tão importante para realizar uma boa gestão. 

Nota: a coluna “De olho do mercado” se refere a informes publicitários. Esse tipo de texto publicitário serve para que um anunciante escolhido pela equipe do SíndicoNet explique como funciona seu produto ou serviço de maneira diferenciada. O SíndicoNet não trabalha com matérias pagas, e essa é a nossa maneira de lhe dizer que esse conteúdo é publicitário, e que foi escolhido cuidadosamente para você, nosso leitor. Caso tenha dúvidas sobre outros conteúdos publicitários no nosso portal, por favor, nos escreva aqui. Isso reafirma o nosso compromisso com a transparência do nosso conteúdo.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...