Compra de votos

PF investiga caso em condomínio de Macapá

sexta-feira, 24 de março de 2023

PF investiga compra de votos de moradores de condomínio para asfaltar via em Macapá

Operação 'Chão de Vidro' cumpriu mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (4)

Uma operação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta segunda-feira (4), busca provas para a investigação sobre compra de votos no Amapá, em 2018. Um candidato, que não foi identificado, prometeu pavimentar uma via em troca de votos de moradores de um condomínio na Zona Norte de Macapá.

Segundo a PF, uma lista intitulada “termo de apoio de moradores” foi colocada na portaria do condomínio, no bairro Brasil Novo, com a intenção de angariar votos dos moradores, sob a condição de pavimentação da via, antes das eleições.

A polícia acrescentou que “a promessa de pavimentação estava atrelada à quantidade razoável de adesão dos moradores no comprometimento do voto”.

Quatro mandados judiciais de busca e apreensão são cumpridos nos bairros Brasil Novo e Centro, expedidos pela 10ª Zona Eleitoral, na operação chamada de “Chão de Vidro”.

A PF apurou também que um dos investigados como idealizador da lista é sócio de uma empresa que assinou convênio para pavimentação e drenagens de ruas em Pracuúba, no interior do estado.

Ele é morador desse condomínio no bairro Brasil Novo e a obra foi financiada por emenda parlamentar do então candidato, no valor de R$ 1,8 milhão. Ele também não teve a identidade revelada.

Os investigados poderão responder pelo crime de corrupção eleitoral, e se condenados, poderão cumprir pena de até 4 anos de reclusão, além da perda do mandato.

A PF explicou que o nome da operação é uma referência à expressão popular “teto de vidro”, que significa fragilidade de caráter ou comportamento, ou quando alguém está comprometido com falcatruas e tenta inutilmente esconder de todos.

Fonte: https://g1.globo.com/