Condomínios sustentáveis

No Mato Grosso, mercado oferece mais produtos com esse diferencial

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Mercado imobiliário mato-grossense aposta em sustentabilidade

Preservação ambiental aliada ao bem estar humano. Este é um dos conceitos de sustentabilidade que têm pautado os grandes empreendimentos imobiliários em Mato Grosso. Na Capital, condomínios como o Florais, e no interior, como o Cidade Jardim, em Sorriso, já seguem essa tendência mundial.

“A sustentabilidade é um conceito que veio para ficar e nosso Estado tem acompanhado essa tendência”, comenta Júlio César de Almeida Braz, sócio-diretor da Ginco Empreendimentos Imobiliários.

Diversas ações neste sentido já foram adotadas pela empresa, como o reaproveitamento da água e o uso de sistemas inteligentes de consumo; a não utilização de madeira; a implantação de coleta seletiva de lixo e o uso de produtos mais leves.

Assim como na Capital, os grandes empreendimentos imobiliários no interior do Estado também estão adotando conceitos de sustentabilidade. Em Sorriso, por exemplo, o loteamento Cidade Jardim, da empresa Benterra Incorporação Imobiliária, tem como objetivo principal oferecer qualidade de vida e estimular a aproximação do homem com a natureza.

Com esta meta, o empreendimento, que está em fase de construção, oferece lotes de 500 a 1.200 m², dentro de um exuberante projeto urbanístico e paisagístico do renomado arquiteto-paisagista, Benedito Abbud. Tendo a sustentabilidade como norma, toda a área do condomínio, cerca de 45 hectares, contempla diversas ações de caráter sustentável.

No Cidade Jardim serão feitos o tratamento de esgoto sustentável; coleta seletiva do lixo, convertendo-o em lucro para o condomínio; uso de biocanaletas gramadas que recebem as águas pluviais na moldura verde do empreendimento e o tradicional reuso da água, para irrigação e lavagens das áreas comuns.

Segundo Abbud, empreender ações para salvar o planeta é importante, mas é preciso garantir as pessoas formas de viver e conviver de maneira saudável. “Mais do que sustentabilidade ambiental, nossa preocupação é também com as pessoas que vão morar no condomínio”, destaca o arquiteto.

Segundo dados, o setor de empreendimentos imobiliários dentro do Brasil está em plena expansão, mas atualmente, apenas 1% deste mercado está efetivamente se estabelecendo de forma sustentável. Mas apesar do número ainda reduzido de empreendimentos que promovem a sustentabilidade, o Brasil já ocupa a quarta posição dentro do ranking mundial, segundo o órgão certificador, Green Building Concil (GBC).

Porém, esta posição deve aumentar ainda mais, já que de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o interesse por adquirir imóveis “verdes” tem crescido no Brasil: o número que já era alto em 2010, representado por 80% dos entrevistados, subiu para 94% no ano passado. Isso mostra que há uma elevação do nível de conscientização dos consumidores, em busca de um espaço melhor para se viver.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br