O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Consumo de água

Dois terços dos condomínios não bateram meta de economia da Sabesp

Publicado em: sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dois em cada três condomínios não atingiram meta de economia de água, diz Sabesp

Apenas 35% dos edifícios da Região Metropolitana reduziram o consumo em mais de 20% 
 
Condomínios são os que menos aderiram ao programa de bônus criado no início de 2014, pelo governo de São Paulo, para incentivar a economia de água. A medida foi tomada como forma de tentar minimizar a crise hídrica que atinge o Estado. De acordo com Ricardo Chahin, responsável pelo Programa Uso Racional da Água, da Sabesp, somente 35% dos prédios reduziram o consumo em mais de 20%, o que dá direito a desconto de 30% na conta.
 
Ainda conforme Chahin, 85% dos condomínios na região metropolitana de São Paulo usaram menos água após os apelos do governo, mas não atingiram a meta. Em um universo de 100%, metade diminuiu o consumo entre um e 19%, o que é considerado insatisfatório. Na outra ponta, 15% dos edifícios passaram a gastar mais água. O cálculo foi feito com base na média de consumo dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
 
— Vemos que muitos condomínios estão interessados, buscando uma participação no programa. Porém, não reduziram o suficiente para atingir o bônus.
 
Na avaliação do representante da Sabesp, a medição individualizada seria uma possível solução, a questão é que nem sempre o recurso é economicamente viável, segundo enfatizou.
 
— Sai muito caro. Mas conhecer o comportamento [perfil de consumo] do seu condomínio e monitorá-lo já é um grande avanço. O mais importante é a gestão. É conhecer o seu consumo, comparar de um dia para o outro. Ver se aumentou, por que aumentou. Conhecer o hidrômetro, saber como funciona, fazer leituras diárias e comparar.
 
Chahin acrescentou que a Sabesp tem intensificado as campanhas em condomínios.
 
— A companhia já vem há vários anos com uma campanha voltada ao uso racional da água na rua. E isso já reduziu em 20% o consumo em relação há 20 anos. Além disso, agora, estamos focando muito mais nas pessoas que ainda não estão reduzindo, ou seja, a campanha está muito forte em condomínios. Cartazes, pessoas visitando.
 
Ricardo Chahin participou, nesta terça-feira (10), do Fórum sobre a crise hídrica, realizado em São Paulo pela Docol. O debate, mediado pelo radialista Heródoto Barbeiro, da Record News e do Portal R7, debateu os fatores que impulsionaram a crise hídrica, entre outros.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...