O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Obrigações

Cronograma da implantação do eSocial para condomínios

Vídeo-aula explica como condomínios devem se preparar para o envio das informações

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Vídeo-aula explica como condomínios devem se preparar para o envio das informações

O eSocial começa, para valer, em dez de janeiro de 2019. Com ele, o envio das informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias do condomínio ficará unificado.

Como essa nova obrigação é uma quebra de paradigma enorme para síndicos e administradoras, devido às elevadas multas envolvidas, à complexidade do uso e ao prazo que se esgota em janeiro, liberamos um trecho de uma das vídeo-aulas do nosso novo curso sobre eSocial e Riscos Trabalhistas.

Na aula abaixo, Vicente Sevilha Junior, professor do curso e um dos maiores especialistas no assunto, explica o cronograma de como os condomínios devem aderir ao eSocial e a forma como isto precisa ser feito. 

Os condomínios devem se informar com sua administradora ou com seu próprio departamento pessoal sobre como está sendo aplicado o cronograma de implantação do eSocial do empreendimento, para evitar multas desnecessárias.

"Os condomínios e síndicos têm uma imagem de que a administradora, por cuidar da folha de pagamento, fará tudo o que o eSocial exige, mas nem sempre é assim. Meu receio é que os síndicos e condomínios confiem demais, e sejam surpreendidos por problemas", argumenta Sevilha.

Ele também recomenda que os condomínios recebam uma cartilha da sua administradora, com orientações sobre como deve ser o envio das informações do que ocorre dentro do empreendimento, já que muita coisa mudou com o eSocial.

"Registros não poderão mais ser feitos sem documentos, com data retroativa, ou de forma incompleta, por exemplo. E o mesmo vale para todos os outros atos da vida trabalhista do condomínio, ensina Sevilha.

Errata

Ao contrário do que informou essa matéria, no começo dessa semana, o eSocial passa a valer para os condomínios a partir do dia dez de janeiro, e de forma escalonada.  A coluna em azul refere-se aos condomínios.

prazo esocial

Isso aconteceu devido a uma alteração no calendário de implantação do eSocial no final de novembro - depois que o nosso vídeo foi gravado. Todas as demais informações seguem válidas, com exceção dos prazos, que foram mudados. 

Esperamos que o vídeo seja proveitoso para todos os síndicos e moradores de condomínio, e pedimos desculpa pela alteração de última hora.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...