O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Hubert Gebara

Dia da água

No dia 22/03, novamente, não há muito a ser comemorado

Por Hubert Gebara *

O Dia Mundial da Água em 22 de março não terá novamente  muito o que comemorar. “Escove os dentes com a torneira fechada. Na hora de lavar a louça, idem. Na hora de lavar a calçada, use   a vassoura  e aposente a mangueira.  Tome um banho mais rápido. Não jogue lixo em rios e lagos”.
 
Esse material ingênuo está disseminado  como decálogo para reverter o quadro de desperdício dessa que passou a ser a mais importante das commodities em tempos modernos. Faz parte também das dicas da Sabesp.
 
Nos condomínios, água e esgoto respondem pela segunda maior despesa, depois apenas de  mão-de-obra e encargos. Representam cerca de 15% da cota condominial. Os hidrômetros de medição individual do consumo de   água vieram para reforçar a luta contra esse desperdício. Começamos também a nos interessar pelos poços artesianos e pelos dispositivos que reduzem a vazão de água em nossas moradias. 
 
A água logo será a  primeira despesa do condomínio, se perdurarem a crise e o desperdício.     Na quase totalidade dos condomínios brasileiros, as contas de água   não são individuais. Isso gera mais consumo. Nos projetos mais recentes, está prevista a instalação de hidrômetros que vão finalmente fazer justiça: pagará mais quem consumir mais o precioso líquido.  Mas enquanto o hidrômetro individual não for de uso generalizado nos condomínios,  o desperdício vai continuar. 
 
 O Estado de São Paulo – onde está o maior contingente da população consumidora do país – tem apenas 1,3% do total da água doce em território brasileiro.   São cerca de 55 mil condomínios no Estado de  São Paulo.   Praticamente todos  têm algum tipo de desperdício de água. É hora de reverter a situação e preservar esse recurso finito em tempos conturbados. É hora também de perguntar quais são as dicas da Sabesp para reverter o quadro de desperdício em sua própria  tubulação.
 
Ali estão as mega perdas  decorrentes da manutenção insuficiente  e fraudes do sistema. Felizmente, São Pedro voltou a ajudar com suas chuvas. Mas o Dia Mundial da Água é no domingo que fecha as águas de março. Estamos longe de poder comemorar.
 
(*) Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, presidente eleito da Fiabci Brasil e diretor do Grupo Hubert.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...