O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Dia do síndico fluminense

Qualificação é fundamental para boa gestão

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia do síndico: gestores procuram cursos para fazer uma boa administração

Amanhã, dia 23 de abril, é o Dia do Síndico! Para ser um bom administrador, além de cumprir o que determina a convenção do condomínio e a legislação, o síndico deve ter uma boa capacidade de relacionamento interpessoal, liderança, conhecimento de administração condominial e, é claro, disponibilidade de tempo para se dedicar às suas funções.

Para dar conta de tudo isso, muitos síndicos procuram se qualificar. O curso Administração de Condomínios, ministrado na UniSecovi Rio, por exemplo, faz parte da grade há seis anos e já qualificou mais de 700 pessoas em 18 turmas.

— A qualificação é fundamentalmente por três fatores. O primeiro diz respeito às leis que influenciam a vida condominial como um todo. A cada ano surgem novas leis, e algumas existentes são alteradas. Em segundo lugar, notamos que os condomínios estão cada vez mais complexos, oferecendo cada vez mais serviços para seus condôminos. Temos diversos condomínios-clubes no Rio, que parecem mini cidades. E administrá-los de forma eficiente necessita de conhecimentos em várias áreas. Por último, os condôminos estão cada vez mais exigentes, preocupados com qualidade de vida, ao mesmo tempo em que querem reduzir seus gastos — afirma o coordenador da UniSecovi Rio (universidade corporativa do Secovi), Alexandre Tavares.

Márcia é sindica de um condomínio no Flamengo e está sempre à procura de especialização para o cargo Márcia é sindica de um condomínio no Flamengo e está sempre à procura de especialização para o cargo Foto: Picasa / divulgação

A gestora de RH Márcia Silva mora em um edifício no Flamengo com 17 unidades. Há quatro anos, virou síndica profissional. Para o cargo, ela está sempre à procura de especialização.

— Já fiz o curso de administração em gestão condominial pelo Secovi, responsabilidade civil do condomínio e do síndico, previsão orçamentária, manutenção predial e palestras de segurança condominial, entre outros.

Virgínia Sobral é síndica há 13 anos e disse que a experiência como bancária a ajudou a administrar o condomínio de 80 apartamentos no Recreio. Mesmo assim, ela participou de palestras para aprimorar mais seu conhecimento.

Luiz Barreto, presidente da Estasa, considera que a qualificação garante um bom desempenho da função, evitando trazer prejuízos ao condomínio.

— Uma administração eficiente permite reduzir o valor da cota condominial. Um síndico bem preparado evitará riscos trabalhistas e poderá gerenciar os conflitos internos de forma mais eficaz, evitando desgastes entre vizinhos — considera.

Para o gerente geral de condomínios da Apsa, Jean Carvalho, é preciso obter conhecimentos específicos voltados para a gestão de propriedades, planejamento e manutenção.

— O síndico pode buscar participação em grupos de discussão de temas específicos e relevantes para a atividade em si e participar de cursos elaborados pela Abadi e Secovi, entidades ligadas ao setor.

Fonte: extra.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...