O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Dicas de economia

Saiba como seu condomínio pode reduzir a taxa mensal com medidas simples

Publicado em: quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Especialista dá dicas para ajudar na redução das taxas de condomínio

“Eu te garanto que todo condomínio tem onde economizar. Aí, depende da iniciativa do síndico e da participação de todos os condôminos”, afirmou o vice-presidente Sindicato de Habitação, Secovi/RJ, Ronaldo Coelho Netto.
 
Para comprar móveis novos, vale economizar em tudo. Principalmente no condomínio. As taxas, cada vez mais caras, pesam no bolso. Você vai conhecer agora as dicas de quem adotou medidas simples e já está pagando menos.
Conforme o síndico caminha pela garagem, as luzes se acendem. É uma das maneiras que o síndico Saul Cusnir encontrou para diminuir as despesas do prédio que ele administra.
 
“Água está em torno de 20%. Luz, 5%, 6% ou 7%. E a parte de salários está na ordem de 45%”, contou.
São mesmo os fatores que tornam as taxas de condomínio cada vez mais caras. E quanto mais caras, maior a inadimplência. No Rio, em 2011, a taxa de inadimplência subiu de 9% para quase 10%, o que dificulta a realização de melhorias ou, até mesmo, consertos nos prédios sem cotas extras.
 
O condomínio pode processar o inadimplente, mas não vale a pena. Uma ação de cobrança pode levar em média de 5 a 10 anos para ser resolvida.
 
Sim, a inadimplência é alta. Mas o que não ocorre a muita gente, síndicos ou moradores, é que tomando algumas medidas simples é possível fazer uma boa economia.
 
“Pode ser por um vazamento, um descontrole, uma torneira aberta. Então, um acompanhamento diário é uma medida simples, sem custo e que trás retorno imediato ao prédio. Instala sensor de presença em cada um dos andares. Nas garagens, que muitas vezes têm movimento pequeno. Corredores internos. Instalar vai trazer uma redução para o condomínio no mês seguinte. Pode haver uma redução na quantidade de funcionários no condomínio, otimizando o trabalho, realizando uma escala de responsabilidade, de atribuições, para o porteiro, para o faxineiro, até para o vigia noturno. Quando for realizar qualquer tipo de compra para o seu condomínio, seja de material, seja de uniforme, ou até fazer uma obra de um vulto maior, consulte mais de duas empresas. Peça orçamentos, compare os produtos e a execução do serviço que vai ser realizado”, afirmou o vice-presidente Sindicato de Habitação, Secovi/RJ, Ronaldo Coelho Netto.
 
Saul mostra no próprio apartamento, as mudanças que fez em todo o condomínio.
 
“Trocamos os vasos colocando um de duplo acionamento. A tecla menor leva três litros, a maior seis litros. No chuveiro, há um redutor de vazão, antes caiam 30 litros, agora caem 12 litros. Ou seja, você toma um banho com a mesma qualidade, com a mesma quantidade de água, gastando menos da metade. Na pia, ela jogava 12 litros por minuto, agora joga seis litros. Mesmo no máximo, o fluxo de água continua o mesmo”, contou Saul.
 
“Eu te garanto que todo condomínio tem onde economizar. Aí, depende da iniciativa do síndico e da participação de todos os condôminos”, ressaltou Ronaldo Coelho Netto.

Fonte: http://g1.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...