O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
José Elias de Godoy

Drogas em condomínios

Prevenção ajuda a evitar problemas, assim como monitoramento interno

 * por José Elias de Godoy

No final de julho, a imprensa noticiou um fato envolvendo ocorrência de tráfico de entorpecentes em um condomínio na região de Sorocaba/SP e foi veiculado da seguinte forma:
 
Jovem é preso com drogas dentro de condomínio em Sorocaba, SP (Polícia Militar fez apreensão depois de receber denúncia anônima.)  
 
A Polícia Militar prendeu um jovem de 26 anos por tráfico de drogas dentro de um condomínio da Zona Norte, em Sorocaba (SP). Segundo a PM, a apreensão foi feita depois de uma denúncia anônima feita para a polícia. A prisão foi na quarta-feira (24). Fonte: http://g1.globo.com/ de 25/07/13
 
 O problema das drogas, há muito tempo, vem se tornando um flagelo para nossa sociedade, pois seu consumo tem aumentado consideravelmente a violência social. Pesquisas têm mostrado que cerca de 70% de todo e qualquer crime tem relação com as drogas, o que reforça o binômio Drogas X Violência, provando que ambas caminham juntas.
 
Estudos comprovam que a dependência química é uma doença e não um desvio de caráter, ou seja, a droga é simplesmente um efeito, uma conseqüência dessa doença, pois o dependente possui razões internas, na maioria das vezes psicológicas, para buscar as drogas. 
 
 O uso e tráfico de drogas, que antes ocorria com frequência nas ruas e nas escolas já estão chegando aos condomínios de uma forma assustadora e preocupante. Apesar de todas precauções e controle que se tem tomado para evitar esse mal, tem-se tornado corriqueiro achar-se restos de drogas, tal como maconha, "cachimbos" de  crack e “pinos” de cocaína nas áreas comuns e escadas de emergência de edifícios residenciais - sinal que essas substâncias psicoativas têm  encontrado consumidores e acesso fácil nos conjuntos residenciais. 
 
 Sabe-se hoje que a idade média do primeiro contato com drogas ilegais dá-se aos 12 anos.
 
 Diante disto surge a necessidade imperiosa da prevenção ao uso de drogas, em nosso caso específico, nos condomínios, precaução que deve atingir pais, adolescentes, crianças, funcionários, enfim, todas pessoas ligadas ao prédio, quer sejam moradores ou empregados. A educação preventiva vem sendo reconhecida como a grande saída para diversos males que assolam nossa sociedade, e existem inúmeras atividades a serem realizadas, todas elas  devendo, obrigatoriamente, estimular a informação e o diálogo na família a respeito desse enorme problema que afeta a todos, sem distinção de sexo, raça ou classe social. 
 
 Atualmente existem profissionais especializados e com grande experiência no assunto, que proferem palestras no próprio edifício visando a conscientização de todos e a prevenção ao uso de drogas no interior dos condomínios, uma vez que, somente a educação preventiva funcionaria como uma vacina contra esse tão grande mal, além de se promover o controle e monitoramento da áreas comuns através de equipamentos eletrônicos de segurança e pessoal preparado para agir contra esse grande mal que assola os conjuntos residenciais.   
 
(*)JOSÉ ELIAS DE GODOY Especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone: 2062-6798 ouelias@suat.com.br
 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...