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Condomínio com portaria remota relata problemas

quinta-feira, 13 de maio de 2021
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Condomínio com portaria remota relata problemas

Condomínio em Mogi das Cruzes x Correios

Moradores relatam que condomínio tem portaria remota, mas que os carteiros têm ido embora com as mercadorias alegando que não encontraram ninguém no local

Um condomínio residencial no Distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, vem enfrentando problemas com entregas dos Correios.

O local tem portaria remota, mas, segundo os moradores, os carteiros com entregas a serem feitas estão voltando com os produtos. Eles alegam que não encontram ninguém para receber as encomendas.

Há quase nove meses, os moradores trocaram o sistema da portaria, com o atendimento passando a ser feito de forma remota. Segundo eles, foi aí que começaram a surgir os problemas com as entregas de encomendas. O engenheiro civil Renan Paixão da Costa mora no local há cinco anos e conta que a família costuma fazer compras on-line, mas as entregas pelos Correios não chegam.

“Chegou uma mensagem falando que eles tentaram entregar e não tinha ninguém no condomínio, sendo que nosso condomínio tem a portaria remota, que funciona 24 horas. O zelador trabalha de segunda a sábado, no horário comercial. Ele também pode retirar. Se for um horário em que ele não está no condomínio, os moradores estão. Se interfonar na casa, alguém vai receber”.

Imagens feitas pelo sistema de monitoramento do condomínio, em setembro do ano passado, mostram que um funcionário dos Correios toca o interfone, aguarda poucos segundos e vai embora com a encomenda na mão. O síndico fala que situações parecidas acontecem com frequência no local.

“Antigamente a gente tinha o porteiro, e eles entregavam. Mas também tem o tempo, porque ele vai chegar, apertar o portão, o porteiro iria atender e receber a mercadoria. Sempre tem alguém ali. Tem a presença remota, ou do zelador. O problema é que eles não têm nenhum interesse em fazer a entrega”, falou Francisco Gonzaga.

O engenheiro mecânico Sidnei Maciel também teve dificuldades com encomendas dos Correios. Ele e a esposa fazem compras pela internet e, para não deixar de receber os produtos, mudaram o endereço das entregas.

“Eu mando todas as minhas encomendas para o meu trabalho ou para a casa da minha sogra, que é em Suzano. A comodidade nossa é comprar e receber em casa. Você acaba tendo um prazo maior, porque tem um dia a mais para se deslocar e retirar essa encomenda em algum lugar”.

Quando as encomendas não são entregues e os moradores precisam retirar em uma agência dos Correios, também fica complicado, já que a unidade de Jundiapeba foi fechada, e a mais próxima fica no Jardim Universo. “As pessoas reclamam de todas as formas, mas os Correios não dão nenhuma resposta”, relatou o síndico.

Em nota, os Correios disseram que as entregas em Jundiapeba estão ocorrendo normalmente e afirmam que as entregas em condomínios são regulamentadas por portaria interministerial, que rege o serviço de distribuição em coletividades.

A unidade operacional que atende a região se compromete em apurar se os tempos mínimos de espera estão sendo respeitados, corrigindo o processo imediatamente, caso necessário.

Sobre a agência de Jundiapeba, por conta das medidas preventivas adotadas pela empresa, no contexto da pandemia, o atendimento está temporariamente suspenso.

Fonte: https://g1.globo.com

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