Área Aabic

e-Social e condomínios

Aabic lança material sobre tema para educar síndicos

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

AABIC lança cartilha para orientar condomínios na adequação ao e-Social

Manual será apresentado durante o 6º Encontro de Síndicos, que será realizado na segunda-feira (29), a partir das 9h, na sede da associação, em São Paulo

A AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), maior entidade representativa do segmento no Estado, produziu uma cartilha técnica sobre as principais mudanças previstas para adequação dos condomínios ao e-Social. O manual será apresentado na próxima segunda-feira (29), durante o 6º Encontro de Síndicos na AABIC, realizado a partir das 9h, na sede da associação, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eventos@aabic.org.br.

A cartilha da AABIC cumpre o papel de orientar o mercado sobre os aspectos gerais do eSocial. O material inclui o cronograma de implementação, os prazos e a documentação necessária para cada tipo de procedimento.

O envio informatizado dos dados provocará mudanças na admissão e registro de novos empregados, na contratação de trabalhadores autônomos e no compartilhamento de informações sobre saúde ocupacional. O manual será disponibilizado aos associados da AABIC e seus clientes.

Um dos objetivos do encontro que será realizado na próxima segunda-feira é esclarecer quais são as atribuições das administradoras, dos síndicos e dos zeladores para a implantação e operação do sistema.

“O síndico tem papel fundamental como representante do condomínio. Eles precisam estar em sintonia com a administradora e entender a rotina trabalhista para conseguir se engajar no processo e cumprir os prazos”, diz José Roberto Graiche Júnior, presidente da AABIC.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, é um programa criado pelo Governo Federal para unificar o recolhimento eletrônico de informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Hoje, os documentos são enviados separadamente para órgãos como Ministério do Trabalho, Receita Federal e INSS. Além da cartilha, a AABIC já ofereceu cursos para síndicos e administradoras informando sobre os novos procedimentos.

• 6º Encontro de Síndicos na AABIC
  • Data: 29 de outubro (segunda-feira)
  • Horário: De 8h30 às 11h
  • Endereço: Rua Estados Unidos, 89, Jardim Paulista – São Paulo/SP