O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Gabriel Karpat

Evolução da comunicação no mercado condominial em 25 anos

Para especialista, a tecnologia trouxe muita transformação para o setor, mas muitos gestores ainda pecam na falta de estratégia

Por Thais Matuzaki
06/10/21 10:04 - Atualizado há 1 dia
WhatsApp
LinkedIn
Gabriel Karpat é administrador focado em condomínios

Por Gabriel Karpat*

A rápida profissionalização da sindicatura profissional trouxe em seu bojo a necessidade de maior atenção com a comunicação. Na verdade, a transformação da comunicação no segmento condominial é um processo contínuo que evoluiu muito nas últimas décadas.

A maneira de alcançar as pessoas mudou muito. E mudou muito rápido. Especialmente o impacto da tecnologia, que tem condicionado a mudança de hábitos e comportamentos. Com um simples clique, possibilitamos um alcance jamais antes imaginado. 

Por isso, fazer o uso correto das tecnologias disponíveis, na comunicação, tornou-se importante. É imprescindível respeitar a individualidade e as características de cada microssociedade chamada condomínio. Fazer da comunicação um instrumento de harmonia e regulação de convívio entre as pessoas deve ser seu objetivo central.

A cultura digital vem sendo construída, contudo, a meu ver, ainda em transformação, não está ainda inteiramente consolidada. Não sabemos, até o presente momento,  fazer o uso correto das tecnologias disponíveis. 

Muitos problemas surgem devido a uma falta de uma estratégia bem definida de comunicação dos gestores com seus moradores. Sem mencionar a necessidade de atenção para as recentes políticas de proteção dos dados (LGPD), e os cuidados com a chamada “Lei do Stalking”. Lembrar e considerar a norma do Direito Brasileiro: “ninguém se escusa de cumprir a Lei alegando que não a conhece”.

Cabe a todos que atuam nesse importante mercado do cenário nacional, o qual movimenta mensalmente mais de R$ 5 bi de ativo circulante, estabelecer metas e parâmetros no relacionamento com todos moradores. Especialmente visando transparência e confiança, com claras políticas de compliance.  E, obter como resultado, maior agilidade e maior adesão nas decisões a serem tomadas.

Aproveito para destacar a importância do SíndicoNet nesse processo de evolução, ao longo desses 25 anos de existência. Particularmente, como colunista e parceiro, sou testemunha de que sua atuação independente e com integridade contribuiu e ainda contribui para  a construção de um segmento mais consciente. Uma parceira que valoriza o nosso mercado como um todo, assim como cada um de nós, colunistas.

(*) Gabriel Karpat é diretor da GK Administração de Bens e coordenador do curso de síndicos profissionais da Gabor RH autor do livro Condomínios Gestão 360 Graus (Ed.Leud) – diretoria@gk.com.br.

Matérias recomendadas

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.