O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Alexandre Furlan

Falta de comunicação

Manter todos informados sobre a coleta seletiva ajuda no sucesso do projeto

 por Alexandre Furlan(*)

Um aspecto muito importante para o sucesso do projeto de coleta seletiva é uma comunicação vasta e objetiva, que irá complementar e reforçar o planejamento e o treinamento.
 
Entenda que um prédio é idêntico a uma empresa ou qualquer outra organização. Sem comunicação, nada funciona. As pessoas não entendem os motivos, e os esforços empregados no processo vão por água abaixo. Principalmente por se tratar de um tema relativamente novo para as pessoas.
 
É importante divulgar a todos envolvidos no processo, (moradores, funcionárias domésticas e funcionários do condomínio) e em todos os meio possíveis (cartas, website do condomínio, facebook, e-mail, quadro de aviso, elevadores).
 
Um detalhe importante é para a objetividade da comunicação. Coloque comunicados com pouco texto (dois parágrafos no máximo com fonte número 12) e pelo menos uma imagem.
 
Três comunicações são fundamentais para o processo:
 
  • Início da coleta seletiva: Avisando a todos que o processo irá se iniciar no condomínio, mostrando datas de treinamento, coleta e investimentos necessários para o processo.
  • Procedimentos: Comunicar todos os procedimentos definidos para o processo. Se o condomínio for retirar as lixeiras dos andares por ordem da vistoria dos bombeiros, comunicar onde os moradores terão que levar os recicláveis.
  • Resultados: Uma comunicação que parece que não é importante, mas faz toda a diferença é a que mostre os resultados do processo, informando a todos para onde os recicláveis estão sendo destinados, a quem estão beneficiando e etc. Isso tudo para motivar e mostrar que o trabalho e esforço de todos não foi em vão. Com essa comunicação, muitos que não haviam aderido ao projeto, começam a participar.
Na próxima coluna abordaremos a necessidade de treinamentos no condomínio.
 
(*) Alexandre Furlan Braz, graduado em bacharelado em Gestão ambiental pelo Centro Universitário Senac em 2009; Pós-Graduado pela faculdade ESPM em Gestão de projetos e liderança de equipes em 2012; Master em  conforto ambiental pela ong ANAB em 2010. Em 2009 fundou o Instituto Muda, empresa esta, que trabalha com gestão de resíduos em condomínios da cidade de São Paulo. Já ganhou 3 premiações internacionais e 2 nacionais e teve como resultados: a implementação da metodologia em diversos condomínios; conscientização e treinamento de mais 10.000 famílias, 30.000 pessoas; reciclagem de mais de 2.500 toneladas de material reciclável; geração de renda total de R$ 750.000,00 à 6 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo beneficiando diretamente cerca de 100 famílias de cooperados e indiretamente, 400 pessoas. É colunista mensal no SíndicoNet

 

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...