O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
José Elias de Godoy


Curta as férias com segurança no condomínio e em casa

Saiba como proteger seu condomínio durante o verão e as férias, com dicas práticas de segurança para síndicos e moradores

30/12/25 02:40 - Atualizado há 28 dias
WhatsApp
LinkedIn
Segurança monitora câmeras de vigilância em uma sala de controle, usando rádio para comunicação, cercado por múltiplos monitores exibindo imagens
Condomínio seguro também nas férias: reforço na portaria, controle de acesso e comunicação entre vizinhos garantem tranquilidade a todos
iStock

Estamos nos aproximando de mais um verão e, concomitantemente, chegando às férias de início de ano, onde muitas famílias deixam seus lares para viajar.

Durante este período, aumenta o número de furtos e arrombamentos em residências dentro dos condomínios uma vez que o número de entregas de compras aumenta, as unidades ficam vazias e há mais convidados circulando pelo condomínio.

Diante destes fatos, é importante se atentar para algumas medidas e cuidados preventivos fundamentais que deverão ser adotados no controle de acesso por funcionários e dentro das unidades, por moradores, durante o período de férias. Confira abaixo!

Para os condôminos

  • Instalar fechaduras digitais ou biométricas e complementares nas portas;
  • Trancar todas as portas antes de sair;
  • Não deixar a sua chave na portaria. Deixe-a, sempre, com alguém de confiança;
  • Nunca falar perto de pessoas estranhas que viajará por um longo período;
  • Fechar os registros de gás e água para se evitar vazamentos;
  • Tirar das tomadas os equipamentos eletrônicos (que forem possíveis);
  • Deixar autorizado o acesso de diarista ou empregada doméstica, caso ela venha durante sua viagem;
  • Suspender a entrega de correspondências e jornais no período em que estiver fora;
  • Deixar avisado e autorizado no condomínio, com antecedência o acesso de pessoas para aguar as plantas ou tratar de algum bicho de estimação;
  • Comunicar sua ausência a um vizinho de confiança, passando o local onde está indo viajar, um telefone que possa ser contatado em caso de alguma emergência e a possível data de retorno. Telefone regularmente para saber se está tudo bem.

Para os síndicos e funcionários 

  • Cuidado nas entradas de pedestres para que não entre mais de uma pessoa por tais portões, evitando o chamado “efeito carona”;
  • Reforçar protocolos de identificação precisa de visitantes e prestadores de serviço antes da liberação;
  • Reunir a equipe de portaria para relembrar os procedimentos básicos, como identificar visitantes e exigir autorização dos moradores para liberar entradas;
  • Ficar atento aos procedimentos de entregas e não permitir acesso de entregadores a área interna do condomínio;
  • Manter um plano de emergência, com instruções claras sobre como proceder em casos de incêndios, alagamentos, falhas elétricas, entre outras situações de risco.

DOWNLOAD GRÁTIS: Baixe Plano de Emergência para seu condomínio

Agindo desta maneira, as pessoas irão se prevenir contra surpresas desagradáveis durante a viagem e, ao retorno das férias, a tranquilidade será muito maior para todos da comunidade condominial.

(*) José Elias de Godoy, oficial da PMESP, especialista de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone (11) 2062-6798 ou elias@suat.com.br.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet