Curta as férias com segurança no condomínio e em casa
Saiba como proteger seu condomínio durante o verão e as férias, com dicas práticas de segurança para síndicos e moradores
Estamos nos aproximando de mais um verão e, concomitantemente, chegando às férias de início de ano, onde muitas famílias deixam seus lares para viajar.
Durante este período, aumenta o número de furtos e arrombamentos em residências dentro dos condomínios uma vez que o número de entregas de compras aumenta, as unidades ficam vazias e há mais convidados circulando pelo condomínio.
Diante destes fatos, é importante se atentar para algumas medidas e cuidados preventivos fundamentais que deverão ser adotados no controle de acesso por funcionários e dentro das unidades, por moradores, durante o período de férias. Confira abaixo!
Para os condôminos
- Instalar fechaduras digitais ou biométricas e complementares nas portas;
- Trancar todas as portas antes de sair;
- Não deixar a sua chave na portaria. Deixe-a, sempre, com alguém de confiança;
- Nunca falar perto de pessoas estranhas que viajará por um longo período;
- Fechar os registros de gás e água para se evitar vazamentos;
- Tirar das tomadas os equipamentos eletrônicos (que forem possíveis);
- Deixar autorizado o acesso de diarista ou empregada doméstica, caso ela venha durante sua viagem;
- Suspender a entrega de correspondências e jornais no período em que estiver fora;
- Deixar avisado e autorizado no condomínio, com antecedência o acesso de pessoas para aguar as plantas ou tratar de algum bicho de estimação;
- Comunicar sua ausência a um vizinho de confiança, passando o local onde está indo viajar, um telefone que possa ser contatado em caso de alguma emergência e a possível data de retorno. Telefone regularmente para saber se está tudo bem.
Para os síndicos e funcionários
- Cuidado nas entradas de pedestres para que não entre mais de uma pessoa por tais portões, evitando o chamado “efeito carona”;
- Reforçar protocolos de identificação precisa de visitantes e prestadores de serviço antes da liberação;
- Reunir a equipe de portaria para relembrar os procedimentos básicos, como identificar visitantes e exigir autorização dos moradores para liberar entradas;
- Ficar atento aos procedimentos de entregas e não permitir acesso de entregadores a área interna do condomínio;
- Manter um plano de emergência, com instruções claras sobre como proceder em casos de incêndios, alagamentos, falhas elétricas, entre outras situações de risco.
DOWNLOAD GRÁTIS: Baixe Plano de Emergência para seu condomínio
Agindo desta maneira, as pessoas irão se prevenir contra surpresas desagradáveis durante a viagem e, ao retorno das férias, a tranquilidade será muito maior para todos da comunidade condominial.
(*) José Elias de Godoy, oficial da PMESP, especialista de Segurança em Condomínios pela SUAT e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. Maiores informações pelo telefone (11) 2062-6798 ou elias@suat.com.br.