O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Convivência

Férias seguras

Síndico deve tomar precauções, como fechar a área da piscina

segunda-feira, 22 de julho de 2013
WhatsApp
LinkedIn

 Vida de condomínio: Diversão sem acidentes

 
Com as férias escolares, as áreas de lazer dos condomínios passam a ser mais frequentadas por crianças. Seja no playground, piscina, quadra ou salão de jogos, as brincadeiras, que podem parecer inocentes, se tornam um desafio constante para garantir que a diversão não acabe em tragédia e traga graves consequências também para o condomínio.
 
Neste período do ano nunca é demais ressaltar que é preciso redobrar os cuidados, como orienta a síndica profissional Joana Jacobina.
 
“Para tanto, as medidas de segurança que o síndico pode adotar a fim de evitar acidentes são o fechamento da área da piscina ou a compra de uma capa protetora para impedir afogamentos, a compra de brinquedos seguros e certificados pelo Inmetro, o fechamento e a instituição de um limite de idade para ingresso no salão de festas e parquinho de brinquedos”, aconselha.
 
Ela diz que é preciso investir no envio constante de comunicados e avisos sobre os cuidados com a segurança das crianças, “além do treinamento e da orientação dos funcionários do condomínio e a elaboração de um termo de responsabilidade para ser assinado pelos pais durante a utilização das áreas de lazer do condomínio pelos seus filhos”, explica Joana.
 
Como a tendência nas férias escolares é aumentar o movimento das crianças no condomínio, existe a opção de contratação de empresas especializadas em recreação infantil, segundo a síndica, “a fim de reunir a garotada para realizar atividades recreativas nas áreas comuns do condomínio, sempre com a supervisão de um responsável da empresa contratada, oferecendo tranquilidade aos pais e ao síndico.”
 
Mas todas essas medidas devem ser estabelecidas em assembleia geral, constar no regulamento interno do condomínio e ser do conhecimento de todos os condôminos, como acrescenta a síndica profissional Fernanda Zampier, “para se evitar que o síndico seja indevidamente responsabilizado no caso da ocorrência de algum tipo de acidente”, justifica.
 
Quanto à legislação, ela ressalta que tanto o Código Civil quanto o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelecem o dever e a responsabilidade dos pais pela guarda e vigilância dos filhos menores.
 
“Não existe legislação ou norma que obrigue que piscinas ou áreas de lazer sejam fechadas ou protegidas. Tanto que as próprias construtoras entregam o imóvel sem esses mecanismos de segurança”, acrescenta Fernanda.
 

OBRIGAÇÕES 

 
Ela explica que a segurança apenas passa a ser responsabilidade do condomínio e do síndico quando eles assumem a obrigação de instalar dispositivos de segurança, mas falham em sua manutenção ou funcionamento. “Se o condomínio não dispõe de funcionário responsável por segurança, um profissional salva-vidas, enfermeiro ou médico, dificilmente ele pode ser responsabilizado pela ocorrência de acidentes nas áreas de lazer”, diz Joana.
 
De acordo com a síndica profissional, a responsabilidade civil na Justiça brasileira é subjetiva, o que significa que o condomínio, por meio de seu representante legal, somente pode ser responsabilizado se for provada a sua culpa.
 
“Sendo assim e considerando a responsabilidade legal dos pais pelos filhos, temos a possibilidade de o condomínio e o síndico serem responsabilizados por um acidente com criança na área de lazer caso seja demonstrada sua inércia e negligência diante de pedidos dos moradores para tomar providências com relação ao sistema de segurança do condomínio.”

Fonte: http://opopular.lugarcerto.com.br/

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet