O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Fraude de boletos

Manter antivírus em dia é dica de segurança do presidente do Secovi-RJ

quarta-feira, 24 de setembro de 2014
WhatsApp
LinkedIn

Atenção aos boletos bancários de aluguéis e cotas condominiais

Nos últimos dias, a imprensa vem noticiando que uma quadrilha especializada em fraudar boletos bancários vem atuando fortemente no Rio de Janeiro. Como as administradoras utilizam o boleto bancário para realizar a cobrança das cotas condominiais, bem como dos aluguéis dos imóveis sob a sua administração, é necessário fazer alguns esclarecimentos quanto à origem do problema e eventuais medidas de segurança que devem ser observados por todos – inclusive pelos próprios condôminos, locatários ou destinatários finais da cobrança.
 
Em linhas gerais, a fraude se dá através da alteração do número e/ou do código de barras existentes no boleto enviado pela administradora, que é modificado com a inclusão de uma conta bancária de terceiros, resultando no desvio e na apropriação ilícita dos recursos.
 
Segundo os especialistas, o fato se dá pela provável contaminação do computador do usuário com vírus, sendo, portanto, recomendável a periódica atualização do antivírus como forma de minorar e mesmo eliminar os riscos da fraude.
 
A outra forma mais comum de fraude tem ocorrido no momento em que o boleto é pago através do internet banking. Também por conta da contaminação do computador do usuário, o vírus altera o código constante no boleto enviado pela administradora, no momento da sua digitação, resultando no desvio dos recursos para a conta de terceiros.
 
Por isso, como a fraude compromete seriamente a segurança da transação, tendo a sua origem identificada por ora no meio virtual, entendemos ser fundamental que tanto as administradoras, quanto os usuários dos seus serviços (condôminos, locatários, etc) mantenham sempre os seus computadores protegidos e atualizados, com a utilização de algum antivírus, de forma a afastar o problema.
 
Pedro Wähmann
Presidente do Secovi Rio

 

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet