O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Importância do síndico

Profissional ou morador, é fundamental conhecer bem as responsabilidades do cargo

Publicado em: segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Síndico, o representante do condomínio

Por Walter Cruz*

Em Roma, na Idade Média, já era observada a construção de pequenas propriedades compartilhadas, semelhantes aos conjuntos habitacionais existentes atualmente.

O sistema foi também visto na França, no século XVIII, quando a corte encomendou projetos arquitetônicos que remodelaram cidades, ampliando ruas e avenidas e estreitando os espaços reservados às moradias.

Com o avanço desse desenho e a verticalização dos grandes centros urbanos, surgiu a figura do síndico, que comemora em 30 de novembro, o seu dia.

Com enormes responsabilidades, este profissional é fundamental para reger os condomínios, desempenhando funções que tratam do bem estar dos moradores.

Entre as principais atividades estão a convocação de assembleias, a solução de conflitos internos e externos, a averiguação da estrutura física do espaço e reparos necessários, o controle das atividades dos funcionários, a administração e prestação de contas, além de responder civil e criminalmente em caso de acidentes.

Portanto, seus afazeres são enormes e sua conduta e dedicação devem ser exaltadas.

Mesmo com tantas obrigações e zelo pelo patrimônio de todos, muitos síndicos não recebem remuneração ou ressarcimento por suas atribuições - apesar do crescente número de síndicos profissionais.

Para o bem estar desses servidores, é necessário entender suas rotinas, afinal, muitos deles têm emprego fora dos muros do condomínio e carregam consigo uma carga extra de responsabilidades, privando-se, em muitas ocasiões, de suas folgas para resolver situações de emergência do espaço compartilhado.

Com mais de 180 mil condomínios no país, segundo dados do Secovi - Sindicato da Habitação, e cerca de 5 mil na Grande Florianópolis, conforme o Sindiconde - Sindicato dos Condomínios de Edifícios da Grande Florianópolis, fica evidente o quão necessária é a presença e atuação desses profissionais.

Para o futuro, com a projeção de uma demanda ainda maior em moradias coletivas, o trabalho exercido por eles continuará sendo fundamental. E mesmo com as tecnologias facilitando o dia a dia condominial, personagens como os síndicos nunca sairão de cena.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...