O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Inadimplência

Inadimplência em alta

Condomínios de Rio Preto sentem aumento da falta de pagamento

Publicado em: segunda-feira, 6 de julho de 2015

Rio Preto registra alta nos índices de inadimplência em condomínios

Nos últimos 12 meses, condomínios em todo o país tiveram alta de 7,7%.Cidade tem mais de 600 condomínios; 40% tem morador inadimplente.
 
Em tempos de recessão e dinheiro mais curto, algumas pessoas acabam privilegiando o pagamento de certas contas e deixando outras pra depois. Essa inadimplência atingiu em cheio a dívida que normalmente tem a menor multa: a taxa de condomínios. Em quase metade dos condomínios de São José do Rio Preto (SP), há moradores com o pagamento atrasado.
 
Valdomiro Braguini é síndico de um prédio da cidade há 21 anos  e diz que nunca viu tanta inadimplência como agora. Entre abril e maio deste ano, por exemplo, mais de 20% dos moradores atrasaram ou deixaram de pagar o condomínio. Ele só encontrou o equilíbrio das contas aumentando o valor da taxa.
 
O reajuste se soma a outro, provocado pelo aumento no valor de serviços como fornecimento de energia elétrica e água. Segundo o IBGE, nos últimos 12 meses, os condomínios em todo o país tiveram alta de 7,7%.
 
Adilson Araújo é dono de uma administradora que cuida de 60 condomínios em rio preto. São mais de seis mil apartamentos e casas. Para conseguir fechar as contas no fim do mês, às vezes, é preciso reforçar a cobrança quando o pagamento atrasa.
 
Rio Preto tem hoje mais de 600 condomínios e cerca de 40% deles tem pelo menos um morador inadimplente. É como se a cada dez condomínios, quatro fechassem o mês no sufoco. Os dados são do Secovi, Sindicato da Habitação, que indica ainda que a maioria dos devedores é dono do primeiro imóvel e está correndo o risco de perder a casa ou o apartamento.
 
O diretor Alessandro Nadruz explica ainda que em meio a crise, muita gente prefere dever o condomínio a o financiamento do carro, ou o cheque especial, por exemplo, porque os juros são mais baixos, mas essa conta pode estar errada. “A multa é de 2%, mas se você levar aos meios legais, pode chegar até 15%. Um acordo é o melhor negócio”, comenta Nadruz.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...