O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Índices Condominiais

Inadimplência x SP

Abril registra queda de 24,7% em relação a março

Por Thais Matuzaki
10/06/20 09:55 - Atualizado há 52 dias
WhatsApp
LinkedIn

Capital paulista registra queda de ações por falta de pagamento de condomínio

Em abril, primeiro mês ‘cheio’ da quarentena, foram ajuizadas 683 ações condominiais, 24,7% a menos que os 907 processos de março

Levantamento realizado pelo Secovi-SP junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) apontou queda no número de ações condominiais na cidade de São Paulo.

Primeiro mês da quarentena em decorrência da Covid-19, foram protocoladas em abril 683 ações por falta de pagamento da taxa de condomínio, 24,7% a menos que os 907 processos ajuizados em março deste ano. Comparado ao mesmo mês do ano anterior (916 ações), houve diminuição de 25,4%.

Embora o mês de abril tenha sido atípico por conta da pandemia e da suspensão dos prazos processuais, o volume de ações apuradas pode não estar necessariamente relacionado à respectiva e proporcional queda da inadimplência de quotas condominiais.

“Os números sugerem que as partes se esforçam em negociações extrajudiciais e tendem a solucionar conflitos, sempre que possível, fora do âmbito dos tribunais, em especial nessa época de pandemia”, pondera Moira de Toledo, diretora executiva da vice-presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

Ela lembra que é praxe no mercado a judicialização da cobrança de quota condominial após 90 dias de atraso, ao menos, a contar do vencimento. “Razão pela qual tal índice ainda não representa a tendência de quotas devidas após o início do período de isolamento social, mas sim anterior.”

O total de 2.947 ações registrado nos primeiros quatro meses deste ano representa retração de 9,1%, comparado ao mesmo período de 2019, quando foram contabilizados 3.241 processos.

O volume de ações também apresentou redução nos últimos 12 meses. De maio de 2019 a abril de 2020, foram protocoladas 10.088 ações, um recuo de 1,2% na comparação com o período de maio de 2018 a abril de 2019 (10.215 ações).

Confira o levantamento completo.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secovi-SP.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...