O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Inadimplência

Inquilinos inadimplentes

O que acontece quando a taxa condominial deixa de ser paga pelo inquilino?

A responsabilidade pelo pagamento da taxa de condomínio é do proprietário, mesmo que a unidade esteja alugada, como vemos abaixo:

  1. Ação de cobrança - taxa condominial - responsabilidade de pagamento do condomínio - proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário - juros de mora. A taxa condominial possui natureza propter rem, acompanhando a coisa, independentemente de quem esteja na sua posse. A relação existente entre o proprietário que celebra contrato de compra e venda do imóvel e o promissário comprador constitui res inter alios em face do Condomínio, respondendo aquele, na qualidade de proprietário da unidade habitacional geradora do débito, pelas taxas condominiais em atraso de seu imóvel. (TJ/MG – 01/08)
  2. Ação de consignação em pagamento - taxa condomínial - dever do condômino - convenção - contrato particular - efeitos inter partes. - O Código Civil determina que, é dever do condômino o pagamento quanto as despesas do condomínio, de acordo com o que ficou estipulado em convenção. - A celebração de um contrato particular não gera efeitos perante terceiros, mas somente inter partes. (TJ/MG – 5/09)

 

 

Fonte: TJ / MG

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...