O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Inspeção predial

Saiba mais sobre a importância desse tipo de manutenção

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A importância da inspeção predial

Em curso promovido recentemente pelo Secovi Londrina, o engenheiro civil Jairo Negro tratou da importância da manutenção e inspeção corretas nos condomínios

Problemas hidráulicos ou elétricos, rachaduras e infiltrações podem atingir todo tipo de condomínio e costumam ser motivo de "dor de cabeça" para síndicos e moradores. Isso pode acarretar problemas financeiros e estruturais, sem falar nos conflitos de relacionamento entre moradores, caso o problema não seja resolvido em tempo.

Em curso promovido recentemente pelo Secovi Londrina, o engenheiro civil Jairo Negro tratou da importância da manutenção e inspeção corretas nos condomínios. Saiba mais sobre o assunto: 

COMO SE FAZ UMA INSPEÇÃO PREDIAL 

A inspeção predial é uma vistoria que necessita de profissional especializado no assunto, com visão sistêmica da edificação, bem como conhecimentos técnicos sobre materiais, sistemas e funcionamentos. 

Lembramos que esta vistoria tem como produto um laudo e que o mesmo deverá, obrigatoriamente, conter: 

- Classificação das anomalias quanto ao risco e grau de urgência. 

- Lista de prioridades técnicas com orientações, de acordo com as anomalias constatadas. 

- Classificação do estado de conservação da edificação. 

O QUE SE DEVE INSPECIONAR E COMO 

O inspetor predial deverá inspecionar a edificação como um todo, a princípio, não cabendo levantamentos de dados por amostragem ou vistorias parciais. 

Isso significa que, por exemplo, em casos de vistoria em instalações elétricas, todos os quadros elétricos deverão ser abertos e verificados, de acordo comum. 

Para vistorias em sistemas civis ou hidráulicos, deve-se inspecionar todos os elementos visíveis e verificar as anomalias que indicam perdas de desempenho ou outros problemas em trechos não aparentes, como é o caso de manchas de infiltração de água junto a tubulações hidráulicas. Se esta tubulação for de ferro galvanizado e tiver mais de 15 anos, é provável que haja perda de desempenho já avançada, pois a vida útil prevista para esse tipo de sistema, feito com esse material, é em torno de 15 a 20 anos. 

Portanto, os sistemas e equipamentos passíveis de inspeção, seja qual for o nível contratado, são, basicamente: 

- Estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações hidráulicas, combate a incêndio e gás, instalações elétricas e para-raios, ar-condicionado, ventilação forçada (exaustores e ventiladores), elevadores, escadas rolantes, bombas e outra máquinas, piscinas e outros equipamentos de lazer, incluindo condições de playground; paisagismo. 

INFILTRAÇÕES 

Danos causados pela água: 

- Objetos, equipamentos; apodrecimento de madeiras; corrosão de metais; desprendimento de revestimentos; instalações elétricas. 

FISCALIZAR PARA EVITAR PROBLEMAS 

- Fixação de antenas; para-raios; poste de iluminação; torneira de jardim; grades; oxidação nas ferragens da laje da caixa d´água; ralos de marquise; vazamentos e dimensionamento; acúmulo de água sobre a manta; dimensionamento de muros. 

AGENDA SECOVI 

Curso de Brigada de Emergência em Londrina 

O Secovi Regional Norte promove em setembro mais um curso de Brigada de Emergência voltado para condomínios. As aulas teóricas serão ministradas nos dias 19 e 20, no auditório do Secovi (Rua Rolândia, 295, Jardim Aurora), das 19h00 às 22h00.

A aula prática será dia 21, das 8h00 às 12h00. O ministrante será o técnico em segurança do trabalho Raimundo Augusto de Jesus Filho.

O conteúdo inclui primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, com prática sobre maneabilidade da mangueira e extintores, tática de combate às chamas e evacuação.

Mais informações pelo telefone (43) 3356-2703 ou pelo e-email londrina@secovipr.com.br

 

Fonte: www.folhadelondrina.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...