O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Ambiente

Lixo em condomínios

Grandes geradores em Goiânia agora pagam pela coleta e transporte

Publicado em: segunda-feira, 18 de julho de 2016

Comurg deixa de recolher lixo de lojas e condomínios, em Goiânia

Grandes geradores de resíduos passam a pagar por coleta e transporte.Medida inclui 600 imóveis, que geram mais de 200 litros de lixo por dia.

Grandes geradores de lixo passam a pagar pela coleta a partir desta quinta-feira (14), em Goiânia. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) apontou que há 600 estabelecimentos que se enquadram no perfil, como shoppings, condomínios e supermercados. Juntos, eles correspondem a 35% do lixo produzido na capital.

A medida atende à Lei nº 9.498, de 19 de novembro de 2014, que inclui o transporte e a destinação final de resíduos sólidos. Para realizar o serviço, os geradores precisam contratar empresas particulares ou a própria Comurg, que receberá pelo serviço terceirizado.

"Vai melhorar porque, além de a gente diminuir o peso dos nossos caminhões com a entrada dessas novas empresas, a gente vai poder prestar um melhor serviço para os pequenos geradores de lixo, que são as famílias", declarou o presidente da Comurg, Edilberto Dias.

De acordo com a direção de um shopping de Goiânia, o centro de compras produz 50 toneladas de resíduos por mês, sendo que somente 10 toneladas vão para a reciclagem. O shopping afirma que terá de pagar cerca de R$ 10 mil por mês para fazer a coleta, o transporte e a destinação do lixo.

"Esse custo é rateado para todos os lojistas, são eles que vão pagar a despesa total por esse trabalho", afirma o gerente de operações do shopping, Roberto Lourenço.

Um condomínio da capital reúne 36 famílias. Eles já contrataram uma das seis empresas cadastradas para realizar o serviço. "Não sou contra a gente arcar com essa despesa. O problema é que a gente já paga o imposto e agora a gente vai ter de pagar para poder fazer a nossa coleta de lixo", reclama o presidente da associação dos moradores, Dilmy Rangel.

Fonte: http://g1.globo.com/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...