Aldo Junior

23/07/18 09:30 - Atualizado há 5 anos
Veja como o síndico pode usar essa ferramenta a seu favor

por Aldo Junior*

O marketing é uma ferramenta fundamental no mundo empresarial. E por quê não seria no universo condominial?

Para que um sindico seja eleito ele precisa fundamentalmente fazer marketing. O sindico ser conhecido, apreciado e desejado por todos no cargo mais importante do condomínio.

O marketing pessoal é a mesma coisa que uma empresa faz para divulgar seus produtos e serviços, porém em beneficio de sua carreira de sindico morador ou profissional.

Imagine um sindico que aparece sempre entre os condôminos, realiza grandes benfeitorias mas é considerado um chato.  Esse não é o mundo ideal.

O melhor sindico deve se parecer com os melhores e mais atentos profissionais. Por exemplo como um garçom eficiente e atento. Lembre-se que um garçom eficiente e atento está olhando para você quando imagina em chamá-lo para um pedido.

O sindico deve ser assim, ou seja, não deve esperar movimentos contrários, criticas ou abaixo assinados, deve se antecipar e prever as necessidades.  Se você conseguir agir com a esperteza do garçom será um sindico adorado em sua comunidade.

Mas quais são os preceitos necessários para a prática do marketing pessoal do sindico que poderá melhorar e qualificar muito sua gestão condominial, vejamos alguns deles:

• Liderança – Influenciar pessoas com atitudes corretas e se torna um formador de opinião;
  • Confiança – aquele que rege imediatamente em situações complexas;
  • Visão – entender o que está fazendo , e porque está fazendo;
  • Espírito de Equipe -  Oferecer ajuda, mesmo sem ser solicitado;
  • Maturidade – saber solucionar conflitos, sem provocar mais conflitos;
  • Integridade – fazer seu trabalho sem prejudicar ou beneficiar ninguém;
  • Visibilidade  - ser o primeiro e se dispor ajudar em qualquer tarefa;
  • Empatia – elogiar e reconhecer o mérito dos outros;
  • Otimismo – aquele com causa, sem enganações;
  • Paciência – é tudo.

Um sindico precisa e será certamente cobrado sempre por bons resultados. Portanto na prática estas características inseridas no seu dia a dia do sindico, irão proporcionar admiração por parte dos condôminos e terá apoio incondicional da comunidade.

Trabalhar no seu marketing pessoal é fundamental para qualquer função ou profissão. Em especial para o sindico porque muitas de suas realizações são ofuscadas e não aprecem aos olhos dos condôminos.

Divulgar seu trabalho sem intuito político, mas sim com o objetivo para dar conhecimento de suas atividades aos condôminos, mostrar o zelo pelo patrimônio da comunidade torna-se quase uma obrigação para o sindico, a fim fechar uma gestão com a satisfação do dever cumprido. Reeleição é consequência.

(*)Aldo Jr. também é conhecido como Dr Condomínio.