O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×

Favoritos

Entrar

Convivência

Mediação de conflitos

ABADI lança protocolo com boas práticas em condomínios

segunda-feira, 3 de agosto de 2020
WhatsApp
LinkedIn

ABADI lança protocolo de mediação de conflitos em parceria com especialista no tema

A Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (ABADI) convidou a especialista em Gestão de Conflitos, Wania Baeta, para produzir em parceria o Protocolo de Melhores Práticas em Mediação de Conflitos.

O documento é uma espécie de roteiro para a solução pré-processual de conflitos condominiais, que foram acentuados durante a quarentena por conta do confinamento prolongado.

“Todo síndico é também um mediador. Na convivência condominial é natural que conflitos aconteçam, principalmente no momento que estamos vivendo. Por isso, a ABADI preparou um protocolo que, não só introduz o assunto da mediação como opção à judicialização das questões que emperram o judiciário, mas também apresenta algumas técnicas de aplicação prática ao leitor”, destaca Rafael Thomé, presidente da ABADI.

Embora não seja de cumprimento obrigatório, na prática, o protocolo tem o objetivo de contribuir para facilitar as atribuições dos operadores na gestão condominial, sendo mais um recurso para auxiliar no exercício das atividades do setor de forma célere e eficaz.

“Com a chegada dos marcos regulatórios referentes aos métodos adequados de solução de conflitos, foram oferecidas aos cidadãos e à justiça brasileira outras opções, não litigiosas e mais rápidas, com aplicação para os tratamentos das divergências, como a “Mediação de Conflitos”. Este protocolo apresenta de forma exemplificativa algumas técnicas para a sua prática, além dos benefícios de sua aplicação. Por fim, o síndico e demais profissionais da área poderão encontrar caminhos na utilização da mediação na busca de uma maior harmonização social junto aos condomínios.”

O protocolo está disponível para download aqui e pode ser utilizado como ferramenta de orientação por qualquer pessoa dentro do âmbito condominial.

Fonte: ABADI.

Matérias recomendadas

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.