O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Medidas higienistas

Prédio carioca instala dispositivo para afastar moradores de rua

terça-feira, 8 de agosto de 2017
WhatsApp
LinkedIn

Prédio instala 'chuveiros' em marquise e causa polêmica em Copacabana, Zona Sul do Rio

Dispositivo foi instalado pelo condomínio do Edifício Roxy, onde funciona um dos cinemas mais tradicionais da cidade

Um chuveiro improvisado instalado na marquise do Edifício Roxy, na esquina da Rua Bolivar com Avenida Nossa Senhora de Copacabana, se transformou em motivo de controvérsia. Em tese, o dispositivo foi colocado no local para a irrigação de um canteiro. No entanto, segundo moradores do bairro, o dispositivo foi instalado para retirar pessoas em situação de rua que dormem sob a marquise do imóvel.

"Colocaram aquelas saídas de água para inibir a concentração de moradores de rua no local. Compreendo que não é a solução mais adequada, mas, diante da inoperância do poder público para resolver o problema e me colocando no lugar dos que moram no prédio, acho que foi uma forma alternativa para resolver o problema, embora esta medida não seja a mais indicada. Há várias reclamações de consumo de drogas e brigas no local", disse o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães.

Uma equipe da TV Globo esteve no local na manhã desta segunda-feira (7) para falar com o síndico do prédio, mas ele não foi encontrado. No entanto, funcionários do condomínio confirmaram que o dispositivo foi mesmo instalado para evitar que as pessoas em situação de rua se concentrem sob a marquise.

A Subsecretaria Municipal de Urbanismo enviou um técnico para fazer uma vistoria no local. O órgão informou que, como se trata de um imóvel tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), trata-se de um fato inusitado, já que não há legislação específica para o caso.

Ainda segundo a subsecretaria, caso o relatório técnico identifique alguma irregularidade na fachada, o IRPH acionará o proprietário do imóvel e solicitará a retirada do chuveiro.

"Essa situação é absurda, um ato de desumanidade. Devido à legislação, não podemos obrigar o morador de rua a permanecer em abrigos, mas isso não dá liberdade para que os proprietários do prédio utilizem esse tipo de violência contra quem está ali. Não vamos permitir isso. Procuraremos o síndico e, caso necessário, multaremos o condomínio", disse a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Berger.

No primeiro andar do prédio, funciona o Cinema Roxy – fundado em 1938, é um dos mais antigos e tradicionais da cidade. A assessoria de imprensa do Grupo Severiano Ribeiro, proprietário do espaço, negou que o chuveiro tenha sido instalado pela sala exibidora.

Fonte: http://g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet