O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Mercado

Nova modalidade de negócio

Moradores vão construir condomínio por conta própria

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Moradores se juntam para construir condomínio por conta própria em Natal

Sem esperar lançamentos imobiliários, grupo se organiza e contrata construtora para obra de edifício em Areia Preta, na Zona Leste. Segundo investidores, imóveis ficam até 30% mais baratos

O cenário atual da construção civil levou alguns clientes a procurar uma modalidade de negócio diferente, dentro do próprio setor, no Rio Grande do Norte. Pessoas interessadas em investir ou morar em novos edifícios não estão mais esperando lançamentos das incorporadoras tradicionais e se organizam para erguer um prédio. O grupo contrata uma construtora de confiança para fazer o levantamento de preço e construir, acompanha toda a obra, define materiais de acabamento, avalia propostas de fornecedores e faz o controle das contas.

Também conhecida como “de baixo custo”, a obra de condomínio fechado tem como benefício o valor final do apartamento para os que pretendem investir ou morar, segundo os organizadores. “Como não há visão de lucro no negócio, o comprador pode economizar entre 20% e 30% no metro quadrado da construção”, explica Luís Dias, consultor imobiliário que participa de um grupo como esse.

De acordo com ele, essa visão se torna ainda mais importante diante dos aumentos progressivos dos preços dos materiais. De acordo com o último Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), os preços da matéria-prima em geral cresceram 6,30%, e da mão de obra 2,45%, no ano de 2018, em relação a 2017.

“O investidor sempre compara o que terá de perdas e ganhos quando vai aplicar um montante de dinheiro. No caso da área imobiliária, a obra custeada pelos próprios condôminos, além de permitir a economia de custos, possibilita a personalização de 100% da unidade onde a pessoa irá morar. Cada um define todo o acabamento do seu apartamento. Então não há perdas, só valorização”, argumenta.

O consultor é um dos organizadores dos investidores do Edifício Solar Sinatra, que vai ser erguido no bairro de Areia Preta, na Zona Leste de Natal. Organizada e financiada pelos próprios condôminos, a construção do edifício, que terá todos os apartamentos com vista panorâmica voltada para o mar, será de responsabilidade da Escol Engenharia.

“Por se tratar de um condomínio em que nós, futuros moradores, definimos a empresa para erguê-lo, estamos seguros. Muitas incorporadoras estão em dificuldade financeira, isto coloca em risco o dinheiro do cliente que apostou nelas”, diz Eduardo Patriota, um dos investidores.

Fonte: g1.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet