O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Radar LELLO

Novos empreendimentos

Implementação de condomínio é cheia de atividades, conheça detalhes

Publicado em: quarta-feira, 6 de maio de 2015

 Condomínios novos têm tarefas ‘extras’ a cumprir

Tirar CNPJ do prédio, fazer cadastro na Sabesp,contratar seguro e aprovar o regimento interno são algumas das atividades que os síndicos dos empreendimentos recentes precisam estar atentos, alerta a Lello
 
Os novos condomínios residenciais entregues nas cidades possuem uma agenda extensa de tarefas a cumprir, todas elas sob responsabilidade dos síndicos eleitos nas assembleias de instalação dos prédios. O alerta é da Lello, empresa líder em administração condominial no Estado de São Paulo.
 
Por se tratar de empreendimentos recém entregues, uma série de providências deve ser adotada junto a diferentes órgãos para que tudo fique em ordem, evitando prejuízos ao patrimônio do condomínio ou aos seus moradores.
 
Em primeiro lugar, todo condomínio deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Portanto é necessário efetuar a inscrição junto à Receita Federal, bem como alterar a titularidade dos contratos de manutenção e conservação para o novo CNPJ do condomínio.
 
Também é necessário fazer o cadastro de economias na Concessionária de Águas e Esgotos correspondente,  bem como acompanhar o desdobro do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), tributo que deve incidir sobre cada apartamento residencial e não mais sobre o empreendimento, obter o CCM, fazer cadastros junto a Receita Federal e Caixa Econômica Federal, obter a certificação digital entre outras obrigações.
 
Além disso, é fundamental e obrigatório por lei contratar o seguro do prédio contra incêndio, que cubra toda a edificação contra o risco de incêndio ou outro evento qualquer, que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas.
 
O síndico deve, ainda, providenciar alteração de titularidade junto às concessionárias de água, energia elétrica e gás e cuidar da aquisição de todo o “enxoval” do condomínio, a exemplo de tapetes, lixeiras e sinalização.
 
Será necessário, do mesmo modo, programar as próximas assembleias do condomínio que irão aprovar itens importantes como o regimento interno, o sorteio das vagas de garagem e o fechamento de sacadas e áreas de serviço.
 
O setor de implantação de condomínios da Lello, super especialista em condomínios com até um ano de implantação, criou um check list para orientar o síndico no cumprimento de todas estas obrigações e, ao mesmo tempo, oferecer estas informações em tempo real à incorporadora do empreendimento.
 
“A implantação de um empreendimento é uma tarefa completamente distinta da administração de um condomínio já em operação há algum tempo. A demanda é sempre muito maior, assim como o nível de exigência daquela comunidade que está se formando. Entender este processo e contribuir de forma profissional é nosso papel", afirma Daniel Santos, gerente geral de Implantação da Lello Condomínios        
http://www.lellocondominios.com.br

Fonte:

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...