O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Novos moradores

Conceitos novos, como "fração ideal" e "cotas", podem gerar dúvidas

Publicado em: quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Divisão de despesas é principal dúvida dos novos moradores de condomínios

As principais dúvidas dos moradores de condomínios em São Paulo estão relacionadas com a divisão de despesas e com o sistema de utilização de vagas nas garagens.
 
Esta foi a conclusão de um estudo elaborado pela Lello, empresa focada em administração de condomínios no Estado, tendo como base dados das assembleias de instalação realizadas pela empresa nos novos empreendimentos entregues na capital.
 
De acordo com suas perspectivas, até o final de 2012 cerca de 30 mil pessoas irão morar, pela primeira vez, em condomínios residenciais em São Paulo.
 

Novidade

A administradora esclarece que o volume de questionamentos está aumentando justamente porque a cada ano que passa mais paulistanos estão mudando de casas para apartamentos.
 
A empresa ressalta que os cidadãos enfrentam algo totalmente novo quando vão morar pela primeira vez em condomínios, o que implica em diversas questões.
 
“Alguns termos são totalmente novos para os novos moradores, como a cota, fração ideal, despesas ordinárias e despesas extraordinárias, por exemplo”, analisa a gerente da Lello Condomínio, Angélica Arbex.
 

Despesas rateadas

Ao novo morador é interessante saber que além da unidade privativa, ou seja, seu próprio apartamento, são propriedades comuns o terreno, a edificação e os equipamentos do condomínio.
 
Em decorrência disso, os condôminos são responsáveis pelas despesas, que serão rateadas entre todos os moradores de acordo com uma fração ideal, ou seja, uma parte ideal do terreno que cabe a cada unidade do empreendimento.
 

Despesas ordinárias e extraordinárias

Vale pontuar também a diferença entre despesas ordinárias e extraordinárias, sendo a primeira referente à manutenção do condomínio e a segunda referente à reformas e obras de acréscimo ou melhoria das instalações, como, por exemplo, a instalação de equipamentos de segurança.

Fonte: http://economia.uol.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...