O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Manutenção

Patrimônio histórico

Edifício no centro de São Paulo é tombado pela prefeitura

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Prefeitura de SP tomba edifício e sobrados de Gregori Warchavchik

A Prefeitura de São Paulo homologou nesta terça-feira, 6, o tombamento de um conjunto de sobrados da Mooca, na zona leste, e um edifício do Campos Elísios, no centro. Ambos os projetos são do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, conhecido pela Casa Modernista, a primeira do tipo no Brasil.

O tombamento foi aprovado em março pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). Na data, os conselheiros também decidiram pela preservação do salão de festas do Esporte Clube Pinheiros, também projetado por Warchavchik, mas ela foi revogada antes da homologação.

O conjunto de casas modernistas fica localizado na Rua Barão de Jaguara. Já o edifício Mina Klabin é datado de 1939 e está situado na Alameda Barão de Limeira. Em ambos os casos, os proprietários precisarão preservar as características externas dos imóveis. Além disso, está determinada a permanência do atual alinhamento da rua.

A decisão considerou o papel de Warchavchik na "introdução das primeiras ideias de modernidade arquitetônica no Brasil a partir dos anos 20" e como "vanguarda artística e arquitetônica no ambiente paulistano".

Ela também ressaltou o "interesse arquitetônico-artístico-cultural-histórico demonstrado pelos inúmeros estudos acadêmicos que vêm sendo feitos a respeito do autor e de sua obra, de inegável importância na historiografia da arquitetura moderna em São Paulo e no Brasil, cuja herança preservada deva constituir patrimônio do futuro".

 

?

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...