A reforma da fachada começou, separe o rivotril…
Como síndicos e moradores podem manter o equilíbrio emocional e a boa convivência durante a reforma do condomínio
Quem já viveu uma reforma de fachada sabe: o desafio não está só no cimento, nas pastilhas, nas tintas ou na britadeira. Está nas pessoas também.
Porque quando o barulho vira trilha sonora do café da manhã e a poeira parece estar em todos os lugares, é aí que começa a verdadeira “engenharia”: a das relações humanas.
O cronograma a gente ajusta, mas lidar com expectativas, reclamações e o humor dos moradores… isso é outra empreitada.
Eu gosto de pensar que um prédio é como o ser humano: fachada é a pele, o que todo mundo vê. A estrutura são os ossos, o que sustenta. Mas o que mantém tudo vivo são as conexões invisíveis, tipo os vasos.
E assim como no corpo humano, a idade também importa. Quando é novo, é preciso verificar se todos os “sinais vitais”, os diversos sistemas, estão funcionando bem e até uma ajuda “pediátrica”. Quando envelhece, precisa de manutenções “geriátricas”.
Brincadeiras à parte, no meio de tudo isso, a vida condominial segue seu ritmo, com suas rotinas, culturas e, às vezes, até pequenos traumas.
Nos condomínios, essas conexões são as relações humanas. Síndico, morador, colaborador, fornecedor. Cada um é uma parte do mesmo corpo. E quando uma parte inflama, o corpo inteiro sente.
É por isso que, em toda reforma, o segredo não é só alinhar prazos, mas alinhar pessoas. Porque obra sem gestão, é confusão. Mas, gestão sem empatia, é implosão. O grande jogo está em conectar processos e gente. Transformar o “cada um por si” em “vamos passar por isso juntos!”. E fazer com que, no meio do caos, ainda exista colaboração.
No fim, a obra termina, a fachada brilha, mas o que realmente fica é o clima que foi construído entre as pessoas e o cuidado para que tudo isso não vire um trauma coletivo.
Porque não adianta fachada nova se o prédio das relações humanas continuar cheio de rachaduras.
(*) Richardson Passos é síndico profissional, empresário, proprietário da Fforma Soluções Prediais que atua com reformas prediais, membro do núcleo de Condomínios da ACIF (Associação empresarial de Florianópolis)