O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Richardson Passos


A reforma da fachada começou, separe o rivotril…

Como síndicos e moradores podem manter o equilíbrio emocional e a boa convivência durante a reforma do condomínio

30/10/25 05:56 - Atualizado há 4 dias
WhatsApp
LinkedIn
Profissionais realizando manutenção na fachada de edifício moderno, com equipamentos de segurança e ferramentas de trabalho.
Quando o pó da reforma se espalha, o verdadeiro cimento do condomínio é o relacionamento entre síndico, moradores e equipe
iStock

Quem já viveu uma reforma de fachada sabe: o desafio não está só no cimento, nas pastilhas, nas tintas ou na britadeira. Está nas pessoas também.

Porque quando o barulho vira trilha sonora do café da manhã e a poeira parece estar em todos os lugares, é aí que começa a verdadeira “engenharia”: a das relações humanas.

O cronograma a gente ajusta, mas lidar com expectativas, reclamações e o humor dos moradores… isso é outra empreitada.

Eu gosto de pensar que um prédio é como o ser humano: fachada é a pele, o que todo mundo vê. A estrutura são os ossos, o que sustenta. Mas o que mantém tudo vivo são as conexões invisíveis, tipo os vasos.

E assim como no corpo humano, a idade também importa. Quando é novo, é preciso verificar se todos os “sinais vitais”, os diversos sistemas, estão funcionando bem e até uma ajuda “pediátrica”. Quando envelhece, precisa de manutenções “geriátricas”.

Brincadeiras à parte, no meio de tudo isso, a vida condominial segue seu ritmo, com suas rotinas, culturas e, às vezes, até pequenos traumas.

Nos condomínios, essas conexões são as relações humanas. Síndico, morador, colaborador, fornecedor. Cada um é uma parte do mesmo corpo. E quando uma parte inflama, o corpo inteiro sente.

É por isso que, em toda reforma, o segredo não é só alinhar prazos, mas alinhar pessoas. Porque obra sem gestão, é confusão. Mas, gestão sem empatia, é implosão. O grande jogo está em conectar processos e gente. Transformar o “cada um por si” em “vamos passar por isso juntos!”. E fazer com que, no meio do caos, ainda exista colaboração.

No fim, a obra termina, a fachada brilha, mas o que realmente fica é o clima que foi construído entre as pessoas e o cuidado para que tudo isso não vire um trauma coletivo.

Porque não adianta fachada nova se o prédio das relações humanas continuar cheio de rachaduras.

(*) Richardson Passos é síndico profissional, empresário, proprietário da Fforma Soluções Prediais que atua com reformas prediais, membro do núcleo de Condomínios da ACIF (Associação empresarial de Florianópolis)

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet