O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Hubert Gebara

Retrofit sustentável

A busca do momento é por edifícios mais amigos do ambiente

21/09/15 05:25 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn

por Hubert Gebara *

A crise hídrica – que é também a crise de energia elétrica – está afetando a rotina dos condomínios de uma forma como há muito tempo não se via. Usar a boa e velha vassoura para varrer calçadas e áreas comuns, implantar horários para  racionamento de água, desligar um elevador em certos períodos do dia,  são apenas algumas das medidas que a comunidade dos prédios está sendo obrigada a adotar.

São medidas que contrastam com a gastança do passado, quando, para todos nós, água e energia elétrica eram  tidas como conforto intocável e aos quais tínhamos direito como bens hereditários.

A situação mudou. De repente, fomos obrigados a repensar aquilo que julgávamos acima do bem o do mal em nossa vida civilizada. A nova realidade está impondo aos moradores dos condomínios mais criatividade.

Para os prédios construídos há mais tempo e que, por isso mesmo, não foram concebidos de forma tão sustentável como seria correto, a situação é ainda mais grave. Esses prédios não tiveram em seus projetos previsão para a instalação de hidrômetros de medição individualizada. Não tiveram previsão de espaços destinados à coleta seletiva de lixo. Não tiveram uma adequação das áreas comuns aos problemas de segurança que surgiriam décadas depois. 

Esse quadro está fazendo a comunidade dos prédios considerar um tipo de retrofit que também não existia antes. Estamos falando de retrofit sustentável. Essa mesma comunidade da qual  síndicos estão à frente, não sabe ainda como começar a resolver a questão. Há pouca informação. Os condomínios precisam consultar suas administradoras. As próprias administradoras precisam dar aos condomínios um tipo de assessoria mais acurada. 

O retrofit sustentável para prédios comerciais é um produto conhecido  no mercado. A idéia nova é o retrofit sustentável para empreendimentos residenciais. Mesmo assim, ele não é um fantasma. Para quem ainda não sabe,  é um produto também existente no mercado e pode ser uma opção financiada para que o prédio sofra menos com os rigores da crise atual. 

O BNDES e a Caixa Econômica Federal deveriam ter linhas de financiamento para  esse tipo de reforma com ênfase na sustentabilidade. 

(*) Hubert Gebara é vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, presidente eleito da Fiabci Brasil e diretor do Grupo Hubert.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet