O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Sem água

Condomínio em Nova Iguaçu se vira com caminhões-pipa

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Sem água há dois meses e pagando caminhões-pipa, condomínio em Nova Iguaçu processa a Cedae

Imagine enfrentar esse calorão sem água nas torneiras. É por esse tormento que moradores de um condomínio em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, estão passando. Com 1.200 pessoas em 380 apartamentos, o Conquista Nova Iguaçu está há dois meses com as torneiras secas. O empreendimento foi inaugurado em outubro do ano passado e, desde o dia 21 de dezembro, enfrenta o problema da falta d’água. Devido à seca, o condomínio processou a Cedae.

O policial Carlos Wilson da Silva, de 52 anos, conta como tem sido a dificuldade que ele e sua mulher estão passando desde 2019:

"No Natal, não tinha água nem para tomar banho. Quando caía, era muito suja. Tivemos que ligar para o síndico contratar um caminhão-pipa. Para beber, só água mineral".

Dos 540 apartamentos, 380 estão com moradores. Um caminhão-pipa de 20 mil litros não resolve o problema. Só na terça-feira, foram contratados oito caminhões. O síndico Charles Costa disse que todo o saldo do condomínio está sendo utilizado para comprar água:

"Esse dinheiro é destinado a melhorias no condomínio. Daqui a pouco, não vai ter mais esse saldo. Desde dezembro, já gastamos R$ 60 mil com caminhões-pipa".

Sem nenhuma resposta ou solução da companhia, Charles disse que foi preciso racionar o uso da água. Moradores foram orientados a lavar roupa uma vez por semana, utilizar a opção de enxágue simples na máquina, entre outras medidas de economia.

O estudante Davidson Araújo, de 25 anos, aproveitou as férias para descansar e... lavar as roupas:

"Fui para casa da minha sogra com minha esposa em Paraty, em janeiro, e aproveitamos para lavar roupas. Domingo, chegamos da academia e não tinha água para tomar banho. Fomos para a piscina".

O síndico disse que foi diversas à Cedae em Nova Iguaçu, mas ouviu uma explicação pouco convincente.

"O funcionário alegou que a área não propicia um fornecimento regular de água. O condomínio paga, por mês, quase R$ 10 mil de conta. Esse valor é dividido entre os moradores. Por isso, decidimos entrar na justiça", ressaltou Charles.

Em nota, a Cedae informou que “a região onde se encontra o condomínio é abastecida por represas, e o fornecimento de água pode apresentar flutuações no período do verão devido às altas temperaturas e ao período de férias, quando o consumo de água aumenta. Como medidas paliativas, a Cedae vem fornecendo carro-pipa para o condomínio quando solicitada, e realizando manobras de reforço do abastecimento. Além disso, técnicos irão ao local nesta quinta-feira, dia 20”.

A companhia afirmou que o “abastecimento da região será reforçado com as obras do reservatório da Posse, incluídas no Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense. A Cedae está iniciando os procedimentos para a licitação das obras”. Quanto ao processo judicial, a Cedae informou que não foi citada, e que se manifestará em juízo no prazo legal.

Fonte: https://extra.globo.com

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet