Manutenção

Sem previsão

Moradores de prédio evacuado em Santos não sabem quando voltam

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Moradores ainda não têm previsão para retornaram a edifício na Ponta da Praia

Técnicos trabalham no final de semana

As 45 famílias que moram no Edifício Tainah, na Ponta da Praia, em Santos, ainda não têm previsão de quando poderão retornar aos seus apartamentos. A informação é do engenheiro civil Franco Pagani, proprietário da T-Recupera. A empresa foi contratada para reforçar a estrutura do prédio, após parte de uma viga ceder, na manhã da última quinta-feira.

Segundo ele, a volta dos moradores depende de uma autorização da Prefeitura, que poderá ser expedida somente nos próximos dias úteis.

"Existe a parte burocrática, precisamos encaminhar documentação a Prefeitura", afirmou Pagani, após visita ao local.

Já o trabalho de cintamento foi concluído no final de semana, como era previsto. O serviço consiste no envolvimento, ou seja, assentamento do pilar que está com a estrutura prejudicada. O prédio de nove andares, localizado na Avenida dos Bancários, passava por obras na fachada quando ocorreu o rompimento de uma coluna na parte frontal.

Na tarde desta quinta-feira, seis vigas de aço foram instaladas pela empresa contratada para reforçar a estrutura do prédio.

Sobrecarga

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, Ernesto Tabuchi, o rompimento do pilar costuma ocorrer por sobrecarga da estrutura.

"Uma investigação mais técnica é necessária para descobrir exatamente o que aconteceu", disse.

Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que a obra que ocorria no edifício estava regular. Ainda segundo a Administração, os moradores dos prédios vizinhos, que também foram esvaziados pela Defesa Civil, foram autorizados a retornar para os apartamentos.

A Defesa Civil de Santos informou que o Edifício Tainah não corre risco de desabar. Inicialmente, a informação divulgada pelo órgão era de que os riscos de desabamento "eram reais".

Fonte: http://www.atribuna.com.br/