O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Wendy Tavares


O poder do Sense of Place na gestão condominial de alto luxo

Como o conceito Sense of Place (“Sentimento do Lugar”) pode elevar a experiência condominial e valorizar empreendimentos de alto luxo, que têm tudo para ditar as regras nos próximos anos

29/01/26 08:18 - Atualizado há 6 dias
WhatsApp
LinkedIn
Imagem de arranha-céus modernos em uma área urbana com árvores e céu claro ao fundo, destacando a arquitetura de alto padrão em uma cidade.
No mercado de alto padrão, “Sense of Place” é o segredo para transformar condomínios em experiências únicas e valorizar a sua identidade
iStock

O mercado de alto luxo e alto padrão no segmento condominial está altamente aquecido e isso não é novidade. Empresas e profissionais autônomos vêm se interessando cada dia mais por este novo nicho encantador e glamuroso.

A verdade é que quem está do outro lado da linha (ou da telinha), não desfruta de uma rotina tão glamurosa quanto parece. O cliente de condomínio de alto luxo exige muito mais atenção, compreensão e adaptação.

Ele não vai se encaixar naquele método de atendimento que você chama de PADRÃO, afinal o PADRÃO é feito para a massa, e ele raramente vai aceitar um NÃO. Ele é exclusivo e precisa de atendimento exclusivo.

Neste contexto, dois serviços que atendem diretamente este cliente são as empresas de sindicatura profissional e as administradoras de condomínio.

Dois segmentos que se adaptaram para conseguir entrar e se manter com maestria nestes condomínios que, às vezes, podem até se confundir com grandes hotéis de luxo, tamanha disponibilidade de serviços e facilidades.

Confira o episódio sobre "Sindicatura para alto luxo e alto padrão" do podcast CW Cast, apresentado por Wendy Tavares e Dil Melo, com a síndica profissional Tania Goldkorn:  

Atributo para encantar o cliente de alto luxo: Sense of Place

Com novos tipos de condomínios, precisamos desenvolver novas habilidades e atributos para a satisfação plena do cliente de alto luxo. Um dos atributos ainda pouco desenvolvido no mercado condominial é o "Sense of Place". O que deveria ser óbvio, nem sempre é dito.

Este termo, que em português significa "Sentimento do Lugar", é traduzido dentro dos signos que caracterizam o empreendimento.

No mercado de produtos de alto luxo, o termo é utilizado para nomear as ações realizadas pelas grandes marcas ao chegarem no país estrangeiro.

Por exemplo: marcas como Gucci, Prada, Louis Vuitton sempre adaptam as lojas aqui no Brasil com itens que possam demonstrar a nossa brasilidade, pois os clientes internacionais precisam sentir os signos do Brasil dentro destas grandes marcas quando estão no Brasil.

No mercado imobiliário, trago como exemplo o ícone Rosewood Hotel, que é referência mundial em como integrar a cultura e o luxo em qualquer lugar do mundo. É neste hotel onde atualmente temos a diária mais cara do Brasil, por 50 mil dólares, algo em torno de 265 mil reais.

Voltando para o nosso mundo condominial, temos o TOM Delfim Moreira, no Leblon, no Rio de Janeiro. Um empreendimento espetacular, entregue pela Gafisa, onde as sacadas imitam as curvas do mar.

Agora a pergunta que não quer calar: como aplicar Sense of Place neste lugar? Como este conceito idealizado há anos deve ser trabalhado pela administradora e pela empresa de sindicara profissional?

Alguém que investe em um condomínio como este, com uma arquitetura icônica como esta, quer ouvir rock n'roll anos 80 no elevador? Quer sentir cheiro de talco na área comum? Por óbvio, não. Mas também não precisa tocar Tom Jobim 24hs por dia.

Por isso, repertório e estudo aprofundado sobre o conceito do empreendimento e o público representam 80% do sucesso da gestão condominial. Estes detalhes pós entrega fazem parte da perpetuação da essência do empreendimento.

O síndico ou a síndica que escolhe trabalhar no mercado de alto luxo precisa entender que, além de todas as obrigações legais que se tem, faz parte da experiência do cliente da incorporadora se preocupar com a experiência do morador, do proprietário, ou do visitante.

Veja, ele é seu cliente enquanto conselheiro, proprietário e/ ou morador. Mas ele é cliente cativo da incorporadora que idealizou o projeto. Nunca se esqueça disso.

Desta forma, uma dica que dou é: se conecte com as incorporadoras dos condomínios que você cuida. Elas sabem a história dos empreendimentos e o motivo dos clientes terem escolhido aquele lugar para investir, morar ou até mesmo presentear.

Busque insights e proponha ações culturais, sensoriais para que todos que frequentam o condomínio tenham o chamado Sense of Place, o sentimento de pertencimento àquele local, pois você intensificou e valorizou a narrativa do projeto e superou as expectativas do conceito: viver em condomínio. Ponto para você!

(*) Wendy Tavares é executiva de vendas, relacionamento e marketing estratégico há mais de 10 anos, atuando em mercados exigentes no Brasil e na Suíça. CEO e fundadora do Clube W Condo, lidera iniciativas de networking exclusivo e expansão de comunidades de empreendedoras. Certificada pela ESPM em marketing de influência no mercado de luxo. Atualmente, está em imersão de estudos no mercado de luxo na Europa, com o propósito de aplicar estratégias de branding, relacionamento premium e marketing de influência ao setor condominial e imobiliário, criando experiências diferenciadas e de alto valor para clientes e investidores.

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet