Síndicos profissionais

Senhores desocupadas dão lugar a profissionais na gestão de condomínios

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Síndicos buscam cursos profissionalizantes para se manter no mercado condominial

Um senhor boa praça, já aposentado, da confiança de todos, com espírito de liderança e comunicativo. Até bem pouco tempo atrás, essa era a figura que vinha a cabeça quando se imaginava o perfil de um síndico. Com o advento da internet e de novas tecnologias, o cenário da administração de condomínios se modificou, trazendo também mudanças para o mercado condominial. Após chamar atenção dos empreendedores, o setor, antes carente de novidades e informação, tornou-se uma grande empresa no quesito gerenciamento.

Segundo o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios (Sipces), Cyro Monteiro, as novas formas de gerenciamento condominial começaram a surgir e se fortalecer nos últimos cinco anos.

“O que mais observamos é a busca dos síndicos por profissionalização e novas ferramentas para conduzir suas obrigações no dia a dia da administração de um condomínio”, destaca Monteiro.

O presidente do Sipces explica que o surgimento do interesse de empreendedores pelo setor, após perceber o seu potencial financeiro, fez aumentar a concorrência, tirando os profissionais atuantes na área da zona de conforto. Com isso, os síndicos saíram à procura de cursos profissionalizantes.

Essa nova demanda do mercado foi um dos motivos que incentivaram o Sipces a realizar, após nove anos, a feira de condomínios capixaba Feicond 2012. O evento, que foi uma vitrine para condôminos, síndicos e administradores, apresentou as novas tecnologias e facilidades voltadas para o setor.

“Houve um aumento significativo na procura por palestras, cursos, workshop, softwares, e eventos para troca de informações e experiência”, aponta Monteiro.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br