O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Cadastrar
Entrar
Cotar Pedir orçamentos
Seja um fornecedor
menu
Espaço SECOVI

Sistema predial de água

Nova norma da ABNT entrou em vigor em 29/12/2020

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
WhatsApp
LinkedIn

Norma ABNT NBR 5626 disciplina regras para sistemas prediais de água fria e quente

Novas recomendações valem para projetos protocolados a partir de 29/12/2020

A Norma ABNT NBR 5626 - Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção – entrou em vigor em 29/12/2020. A partir desta data, os novos projetos protocolados já devem estar adaptados às recomendações. Trata-se da segunda edição do regulamento, que agora contempla também os sistemas de água quente.

A nova regra abrange somente os sistemas de água potável. Os requisitos estabelecidos tratam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas, do uso racional de água e energia, bem como da garantia de preservação da potabilidade da água.

Ela é aplicável ao sistema predial que possibilita o uso da água potável fria e quente em qualquer tipo de edifício, residencial ou não. Esta Norma, no entanto, não se aplica ao uso da água não potável, água em processos industriais e processos intrínsecos a equipamentos específicos.

Para elucidar possíveis dúvidas, o Secovi-SP e a Abrasip (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais) elaboraram uma recomendação técnica (RT-HID-009) aos associados, que apresenta os aspectos mais importantes a serem considerados para o atendimento às regras, no que se refere à sua aplicação nos projetos hidrossanitários. “Este documento foi elaborado ao longo de meses de trabalho por um grupo de projetistas e tem como objetivo esclarecer alguns itens da norma para as empresas e os profissionais ligados às entidades, assim como para o mercado da construção civil, além de harmonizar o entendimento dos requisitos normativos”, comenta Paulo Rewald, diretor de Normalização do Secovi-SP.

Para conferir o material na íntegra, acesse.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP.

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...