O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Administração

Taxa de administração

Administradora do RJ dividirá valor de abril em 3x

sexta-feira, 24 de março de 2023
WhatsApp
LinkedIn

Condomínios ganham fôlego financeiro com taxa de administração parcelada

A duração dos efeitos do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus fez com que a inadimplência aumentasse nos condomínios em 7%, em comparação com os meses que precederam a quarentena.

De uma média, em janeiro e fevereiro, de 5,4%, o índice subiu para 7,76% em março, alcançando o patamar de 11,52% em abril. Para maio, a tendência é que cresça ainda mais.

Para evitar um possível colapso no caixa dos condomínios, a Cipa adiou a cobrança da taxa de administração do mês de abril de todos os condomínios administrados pela empresa.

A taxa será dividida em três parcelas nos meses de junho, julho e agosto. Essa foi mais uma medida para ajudar a manter o equilíbrio financeiro dos condomínios e seus caixas solventes.

A vice-presidente da Cipa, Maria Teresa Mendonça, destaca que a empresa vem orientando os síndicos, desde o início do isolamento social, sobre a gestão do fluxo de caixa, tendo em vista o aumento da inadimplência, o que pode afetar os serviços básicos. O objetivo é evitar riscos como corte de água e luz e problemas na higienização e segurança.

"A melhor gestão das despesas ajudou aos condomínios a minimizar o impacto do aumento da inadimplência. A negociação com fornecedores e a postergação de pagamentos baseada nas MPs do Governo Federal foram algumas das ações tomadas pelos síndicos orientadas pela Cipa", afirma Maria Teresa.

A medida visa evitar que os condomínios recorram a empréstimos bancários, que junto com o aumento da inadimplência, podem comprometer o fluxo de caixa por longo prazo.

"Mas, caso seja necessário, a Cipa está pronta para dar suporte de crédito através de instituições financeiras parceiras. Além disso, estamos atuando em soluções inovadoras com o objetivo de dar condições práticas e ágeis, inclusive de parcelamento, aos devedores que desejam ficar em dia com as suas obrigações condominiais", salienta Maria Teresa.

Ela ressalta a importância de se manter as contas da moradia como prioritárias. Sem isso, a questão do próprio isolamento se compromete, além dos danos gerais que podem ser causados à base da economia.

 

Fonte: CIPA.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet