O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Administração

Taxa de condomínio

Pagamento de funcionários é o principal gasto nos empreendimentos

Publicado em: quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Folha de pagamento pesa na conta de condomínios

 Valor de condomínio é um assunto que gera muita discussão. Como saber se a taxa cobrada está correta? Luiz Alberto dos Santos, gerente regional dos condomínios administrados pela Apsa na Zona Oeste do Rio, explica que a cota é composta por despesas ordinárias, como elevador, água, energia das partes comuns, manutenções e folha do pagamento. Este último item, segundo Santos, é o que mais pesa. José Roberto Iampolsky, diretor da administradora Paris Condomínios, calcula que ele represente de 45% a 70% das despesas.

 

— Demais serviços, como quadra esportiva e salão de festas não representam gastos expressivos — diz.
 

Transparência

 
Para saber se o valor está adequado, Hamilton Quirino, advogado especialista em Direito Imobiliário, diz que a saída é analisar meses anteriores.
 
— É preciso conferir os balancetes, ver se há déficit ou superávit, inadimplência ou valores pendentes de pagamento — afirma.
 
Santos destaca que é possível analisar a cobrança por meio dos serviços oferecidos.
 
— Para ser justo, tem que oferecer uma infraestrutura que justifique o valor — diz.
 
O vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi Rio), Leonardo Schneider, afirma que, a partir das despesas anteriores e da estimativa dos reajustes dos salários dos profissionais, da água e da luz, é possível prever o valor.
Para quem acha que a cobrança é indevida, Quirino indica recorrer ao síndico, ao conselho fiscal do condomínio, à Assembleia Geral e, em último caso, ao Poder Judiciário. Para evitar que se chegue a esse extremo, o síndico deve ter transparência com os condôminos, indicando o destino dos valores arrecadados.
 
 
Leia mais: http://extra.globo.com/casa/folha-de-pagamento-pesa-na-conta-de-condominios-7276455.html#ixzz2I5xERnXD

Fonte: http://extra.globo.com

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...