O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque gratuitamente para um navegador mais atual para ter uma melhor experiência no SíndicoNet ;-)

Escolha um navegador ×
Mercado

Tendência de mercado

Vida em condomínio é cada vez mais presente no Brasil

Publicado em: segunda-feira, 23 de março de 2015

Condomínio fechado é o futuro da moradia no Brasil?

Tendência cada vez mais forte, o modelo de moradia em condomínio começa a ganhar proporções cada vez maiores. Mas isto é bom? Bairro aberto versus condomínio fechado?
 
Eu nasci e cresci em um sítio no interior de Minas Gerais e na minha infância convivi com a vida em plena liberdade de ir e vir para onde bem entendesse sem se preocupar com segurança, privacidade e essas coisas que nos preocupamos hoje. Depois me mudei para a cidade e desde então passei a conviver com os problemas que são conhecidos de todos em termos de moradia.
 

Bairro aberto versus condomínio fechado

 
Inicialmente na maioria das cidades o padrão de bairro aberto foi predominante por aqui e as coisas funcionaram relativamente bem, mas os problemas associados a falta de segurança, privacidade, entre outros tem levado muitas pessoas a “fugirem” para os condomínios fechados. Mas nos últimos anos tenho percebido que esta fuga começa a ganhar proporções enormes e quase podemos dizer que é uma fuga em massa.
 
Atualmente moro em uma cidade do interior de São Paulo na região de Campinas e por aqui a moda de condomínios é muito grande e começa a desenhar como a possível moradia do futuro. Mas isto é bom?
 

Vantagens e desvantagens

 
Primeiro é preciso pensar que quando nos mudamos para condomínios fechados, estamos assumindo mais compromissos e algumas responsabilidades que na verdade são dos órgãos públicos. No condomínio onde moro e creio que nos demais também, somos obrigados a pagar por tudo, como a segurança, a limpeza, a manutenção da rede elétrica nas ruas, entre outras coisas. Ou seja, a conta aumenta bastante e a taxa de condomínio não dá sinais de parar de subir.
 
Por outro lado você compra uma sensação de segurança. Na prática eu não sei se ela existe, mas pelo menos psicologicamente ela funciona. Outra observação é que neste modelo de moradia, que eu acredito ser a do futuro, me permitiu voltar um pouquinho no tempo e poder viver ainda que muito superficialmente aquilo que eu tinha na minha infância e que por muito tempo ficou esquecida, como por exemplo, dormir com a porta da sala aberta (não recomendado, mesmo em condomínio) ou ver meu filho sair sozinho pela rua a procura dos coleguinhas para jogar futebol no campinho interno.
 
Particularmente penso que a vida em condomínio tende a ser a moradia do futuro, mesmo que ela seja mais cara. Em um futuro não muito distante, penso que veremos as cidades mais como os modelos medievais onde toda a cidade era murada, a diferença agora é que teremos mini cidades dentro da cidade. Quem viver verá!

Fonte: http://jeonline.com.br/

Aviso importante:

O conteúdo exibido nesta seção é gratuito, e apresenta caráter meramente informativo. O Portal SíndicoNet não se responsabiliza pelo conteúdo, nem pelas decisões baseadas nas opiniões e recomendações contidas nesta seção. Assim, o Portal SíndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilização deste conteúdo, por qualquer meio ou processo, e para quaisquer fins. Em caso de dúvidas, é indispensável a consulta a um advogado ou especialista.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Depoimentos

próximo
Receba nossos Boletins

Mantenha-se Informado com as últimas notícias da área em seu email:

{{errorMessage}}

Assinatura efetuada com sucesso!

carregando...